O Facebook anunciou que está preparando uma nova loja de apps chamada App Center. Ela permitirá aos usuários do Facebook baixar apps em quase qualquer plataforma – Facebook, web, iOS e Android. Ela não quer concorrer com a App Store e o Google Play: quer apenas deixá-las mais sociais.

Nós já apontamos como os apps e webapp do Facebook são ruins no celular. E será dentro deles que vai ficar o App Center no celular. A experiência vai melhorar, ou só vai ganhar mais um adendo?

Bem, pelo menos o Facebook anunciou uma série de regras para um app (ou webapp) aparecer no App Center: só vão entrar se tiverem avaliação alta e forte engajamento dos usuários – senão, nem serão listados. Os apps precisam usar o Facebook Login, e deixar bem claro quais permissões o app vai precisar (como acessar seu perfil).

A ordem dos apps no App Center será diferente para cada usuário. Não depende apenas do número de downloads: também considera sua avaliação, e quais seus amigos mais usam – é uma app store mais social.

E, de acordo com o Facebook: “a partir da App Center móvel, os usuários poderão navegar entre apps compatíveis com o dispositivo, e se um app precisar de instalação, eles serão levados para baixar o app na App Store ou no Google Play”. Ou seja, a ideia é complementar as app stores, não concorrer contra elas. Vale lembrar que webapps e sites também estarão disponíveis na loja. Desenvolvedores já podem criar páginas no Facebook para seus apps.

E o que o Facebook ganha com isso? Ué, dinheiro: o App Center permite apps pagos e compras com Créditos do Facebook. Assim a Rede Social conseguiria faturar sem usar propagandas. Isto, aliado ao Instagram, compõe a atual estratégia móvel do Facebook. Só espero que deem mais um passo e melhorem a experiência, hoje ruim, no app e webapp do celular. [Facebook Blog via TechCrunch e ReadWriteWeb]