No longínquo ano de 2010, o Facebook lançou um serviço de e-mail integrado à rede social, com endereço @facebook.com e tudo. Isso existe até hoje. Você sabia? Bem, a maioria das pessoas nem conhecia esse recurso (ou já tinha esquecido), e por isso o Facebook vai desativá-lo de vez.

A rede social avisa que, em breve, todos os e-mails enviados para @facebook.com serão redirecionados para o e-mail cadastrado no seu perfil:

… estamos atualizando o modo como os endereços de e-mail @facebook.com funcionam, para que as mensagens de e-mail enviadas para o @facebook.com não sejam mais encaminhadas para suas Mensagens do Facebook. Depois da mudança, essas mensagens serão encaminhadas para o e-mail principal da sua conta do Facebook.

Você poderá desativar o redirecionamento neste link; note que a opção pode ainda não aparecer para você.

E é melhor desativar, senão você terá um problema. Infelizmente, é fácil descobrir seu endereço @facebook.com: basta acessar o perfil do usuário e ver a URL. Agora, se alguém quiser enviar um e-mail para sua conta pessoal, bastará mandar a mensagem para sua conta @facebook.com. Ops!

Esta não é a primeira dor de cabeça causada pelo e-mail do Facebook. Em 2012, a rede social mudou, sem pedir ou avisar, todos os e-mails padrão para os endereços @facebook.com que ninguém usava. Isso criou uma confusão tremenda, bagunçando listas de contatos (que sincronizavam com o Facebook) e fazendo e-mails aparentemente sumirem.

O e-mail do Facebook era mais parecido com um chat: você não podia inserir assunto, nem CC nem BCC. A ideia era centralizar e-mails, mensagens do Facebook, SMS, outros clientes de chat e até VoIP em um só lugar – mas, obviamente, isso não deu certo. Então adeus. [Facebook via The Verge]