_Facebook

Facebook Home: como a maior rede social do mundo quer reinventar a tela inicial do Android

O Facebook anunciou hoje sua novidade para o Android: o Facebook Home. Com ele, a tela inicial do seu smartphone vira uma vitrine para tudo o que acontece com seus amigos. Veja como funciona. Zuckerberg destaca que o Facebook quer tornar o smartphone uma plataforma baseada em social, não em apps. Este é o grande […]

O Facebook anunciou hoje sua novidade para o Android: o Facebook Home. Com ele, a tela inicial do seu smartphone vira uma vitrine para tudo o que acontece com seus amigos. Veja como funciona.

Zuckerberg destaca que o Facebook quer tornar o smartphone uma plataforma baseada em social, não em apps. Este é o grande princípio do Facebook Home, como você verá abaixo.

A tela inicial mostra posts e fotos dos seus amigos. Você pode dar duplo toque para curtir, como no Instagram, ou comentar posts sem abrir o app do Facebook.

 

O Facebook também integra notificações de forma diferente, detalhando as que vêm do Facebook, mais as mensagens dos contatos mais importantes (não todos) e as notificações de outros apps.

 

O Messenger também é integrado ao Facebook Home. Você toca na sua imagem, na parte inferior da tela, e arrasta para a opção Messenger.

 

Basta tocar na foto da pessoa com quem você quer conversar, e começar o chat. A foto fica na tela até você terminar a conversa, mesmo que você abra outros apps: a cabeça do seu amigo fica “flutuando” sobre eles – o Facebook chama isso de “chatheads” (“ícones de bate-papo” em português). Para fechar um chat, basta arrastar a pessoa para a borda inferior da tela.

 

Para acessar seus apps, basta tocar na sua foto de perfil e arrastar o dedo até a opção “Apps”. Lá está um launcher semelhante ao padrão no Android.

 

O Facebook Home chega em 12 de abril a quem tiver o app mais recente do Facebook no Android; e o Facebook promete atualizá-lo uma vez por mês. Se você tiver um dos dispositivos suportados, você receberá uma mensagem pra instalar o Home. No Brasil, apenas o Samsung Galaxy S III, S4 e Note II poderão instalar o Facebook Home. No entanto, a lista de dispositivos suportados deve aumentar com o tempo.

 

Ele também estará integrado em aparelhos da de fabricantes como HTC, Samsung e Sony, que participam do Facebook Home Program. Um dos primeiros aparelhos dessa parceria é o novo HTC First, exclusivo para a operadora americana AT&T.

 

A versão para tablets Android, por sua vez, só chegará “daqui a vários meses”.

 

Se você estava esperando por um Facebook Phone, saiba que isso não vai rolar. Zuckerberg diz que o Facebook não quer fazer um smartphone: “Não queremos construir um celular que venderia 10-20 milhões no máximo. Nossa comunidade tem um bilhão de pessoas”. No entanto, isso não impede parcerias com outras fabricantes para colocar o Facebook Home neles. Faz sentido.

 

O Facebook Home parece bem bonito, e a ideia de colocar sua vida social em destaque é interessante – vimos algo semelhante no Windows Phone. Mas resta ver se ele realmente funciona bem: o Facebook promete que a tela inicial é “leve”, mas ela só funcionará inicialmente em aparelhos high-end. E você realmente quer que o Facebook tome conta do seu smartphone, em vez de ficar isolado em um app?

Saiba mais sobre o Facebook Home aqui: [Facebook Home]

Sair da versão mobile