No início do mês, o app Facebook Messenger recebeu uma atualização que oferecia ligações VoIP gratuitas para usuários no Canadá. Agora, essa mesma funcionalidade chega aos usuários dos EUA. Ela parece estar se expandindo rápido – será que a veremos logo no Brasil?

Quem está nos EUA ou Canadá pode ligar para seus amigos do Facebook que usam iOS, tudo através de uma conexão de dados – pode ser 3G/4G ou Wi-Fi – em vez de consumir minutos do seu plano.

O Gizmodo US testou a chamada por voz com o Wi-Fi da redação e com plano de dados, e ela funcionou perfeitamente. De Nova York, eles até ligaram para Andrew Liszewski, que mora em Toronto (Canadá) sem qualquer problema.

Para utilizar o VoIP no app, é preciso que você e seu amigo usem um iPhone, iPad ou iPod Touch (a função deve chegar ao Android em breve). Toque no nome de um amigo, como se você fosse iniciar uma conversa; em seguida toque no botão (i), no canto superior direito; e na tela que surge, toque em “Free Call”. Seu amigo recebe uma notificação, como você vê abaixo (via BuzzFeed), e começa a ligação.

fb-call2

É bacana que você não precise nem mesmo de um celular para usar isso: basta um dispositivo com iOS 4.3 ou superior – como um iPad ou iPod touch – para realizar chamadas gratuitas através do Wi-Fi.

Mas qual a diferença disso em relação ao Skype ou Viber, por exemplo? Bem, já que seus amigos estão no Facebook Messenger, e já que você conversa com eles por lá, por que não usar o app para fazer ligações também – em vez de abrir outro? Claro, o Messenger ainda está limitado ao iOS (Skype e Viber funcionam em outras plataformas), mas isso talvez seja questão de tempo.

No Brasil, essa funcionalidade ainda não foi liberada. Por enquanto, é possível apenas enviar mensagens de voz para seus amigos, com até um minuto de duração cada, usando o Messenger no iOS ou Android. Mas se o VoIP do Facebook chegar ao país, você usaria? [iTunes]