Há anos, usuários do Facebook pedem por um botão “não curti” para seus feeds. Mark Zuckerberg nunca se opôs diretamente a essa ideia – pelo menos, não até agora.
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Em uma sessão de perguntas e respostas, o cofundador da rede social acabou com seu sonho de um botão “dislike” oficial. Do Marketing Land:
Algumas pessoas já pediram por um botão “não curti”. Elas querem dizer que algo não é bom, mas não achamos que isso seja bom para o mundo. Então não vamos criar isso. Eu não acho que seja necessário haver um mecanismo de votação no Facebook para decidir se as mensagens são boas ou ruins. Eu não acho que isso seja socialmente valioso ou bom para a comunidade.
Em uma entrevista de 2010, quando perguntaram a Mark sobre um possível botão “dislike”, ele parecia mais aberto à ideia:
Nós ouvimos todas as sugestões de usuários e isso é algo em que temos pensado. Sabe, as pessoas gostam tanto do botão “Curtir”… Eu não sei, é algo em que definitivamente estamos pensando. As pessoas parecem querer muito isso.
Mas já em 2010, a ideia de um botão negativo para a rede social parecia improvável: afinal, isso irritaria os usuários, e poderia afetar as fontes de renda do Facebook. Da CNN:
… isso iria criar uma tensão significativa entre Facebook, marcas e grandes sites. Imagine se os usuários do Facebook tivessem a opção de “não curtir” a marca Coca-Cola, por exemplo. Será que o Facebook se tornaria um lugar mais atraente para as marcas gastarem seus orçamentos de marketing e verbas de publicidade, ou um lugar menos atraente? (…)
E quanto à missão do Facebook para “tornar o mundo mais aberto e conectado”? O botão “Curtir” conecta usuários aos seus interesses, mas o botão “Não curti” não serviria a tal propósito. O like cria conexões; o dislike cria divisões.
Mas e quando o botão “Curtir” não expressa algo adequado? Por exemplo, se um ente querido morre, ou se você compartilha uma notícia triste? Zuckerberg está pensando nisso:
Estamos pensando nisso há um bom tempo… Você pode apenas comentar, mas há algo bem simples sobre o botão Curtir.
Eu acho que dar às pessoas o poder de fazer isso de várias maneiras, com mais emoções, seria poderoso. Mas precisamos descobrir o caminho certo para fazer isso, para que seja uma força para o bem, e não uma força para posts maldosos e humilhantes que algumas pessoas publicam.
Quem sabe o Facebook poderia ganhar um botão “Sinto muito”? Afinal, de um jeito ou de outro, dislikes não virão tão cedo. [Marketing Land]