O Facebook já está bem presente nos celulares, mas o serviço chamado Party Call, da operadora francesa Orange, promete expandir isso ainda mais.

Ele oferece “telefonemas sociais”: usando dados do Facebook, ele faz ligações VoIP sem que você precise saber o número do telefone dos seus amigos. Felizmente, não é um “Facebook phone”.

O serviço VoIP foi anunciado hoje, segundo o TechCrunch, e permitirá fazer chamadas para uma pessoa ou para um grupo de amigos do Facebook. Ele será baseado no app Libon, que tem versão para iOS e tenta concorrer contra Skype e Viber.

Vale ressaltar que, apesar de ter parceria com o Facebook, o serviço não é oferecido pela rede social, e sim pela operadora. A Orange usará a API aberta do Facebook para integrar o seu Party Call à rede social e tem total apoio do Facebook para isso, como afirmou um representante da rede social ao TechCrunch.

Ao conectar o serviço Party Call ao Facebook, a Orange conseguirá oferecer a seus consumidores uma experiência verdadeiramente pessoal. É um ótimo exemplo de como empresas podem usar a plataforma aberta do Facebook para tornar seus produtos sociais. Estamos muito felizes em ver como o Facebook está transformando as telecoms assim como fez com jogos, música, vídeo e diversos outros serviços online.

Como a API é aberta, nada impede que outras empresas criem versões próprias do Party Call no futuro. Basta que elas fechem acordo com o Facebook para isso, e, pelo que indica a declaração do representante, a rede social está de braços abertos para quem quiser conversar.

O Party Call começará a valer na metade de 2013. Como a operadora tem bastante força na Europa, é bem provável que o serviço seja expandido para outros países no futuro. [TechCrunch]