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Facebook testa aviso de “sátira” para links com notícias falsas

O site The Onion é notório por suas notícias falsas, como o robô que ajuda você a consumir pornografia em paz, ou o serviço controverso do Google que sussurra propagandas durante ligações. Só que muita gente ainda não consegue diferenciar entre fatos legítimos e textos de humor, especialmente no Facebook – mas a rede social […]

O site The Onion é notório por suas notícias falsas, como o robô que ajuda você a consumir pornografia em paz, ou o serviço controverso do Google que sussurra propagandas durante ligações.

Só que muita gente ainda não consegue diferenciar entre fatos legítimos e textos de humor, especialmente no Facebook – mas a rede social acredita que pode ajudar.

Segundo o Ars Technica, o Facebook começou a rotular links do The Onion com a tag “sátira”, para deixar tudo mais claro. No entanto, isso só aparece quando você clica no link do seu feed de notícias e depois volta para o Facebook. Então, a rede social exibe mais três artigos relacionados e a palavra “sátira” entre parênteses:

Um porta-voz do Facebook confirmou o teste ao Ars Technica:

Estamos executando um pequeno teste que mostra o texto “[Sátira]” na frente de links para artigos satíricos, na seção de artigos relacionados no Feed de Notícias. É porque nós recebemos feedback de pessoas que queriam uma forma mais clara para distinguir artigos satíricos…

O teste, que vem acontecendo há cerca de um mês, também está sendo aplicado a outros sites de notícias falsas. Mas aparentemente, o aviso só aparece para sites em inglês: ou seja, se algum conhecido seu acreditar no G17 ou Jornal VDD, melhor avisar que é brincadeira. [Ars Technica]

Foto via Marco Pakoeningrat/Flickr

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