Cansado de ser obrigado a ver as fotos daquele seu conhecido que largou tudo para viajar o mundo e faz questão de falar diariamente sobre isso? Ou quem sabe você não aguente mais ver que todos os seus amigos do ensino médio não param de casar e ter filhos? Ou ainda: talvez você não queira mais ver posts do seu ex-amigo que insiste em querer vender aquele produto não muito bem definido que ele jura não ser parte de um esquema de pirâmide?

Pois seus problemas acabaram! O Facebook está testando uma nova função que irá permitir silenciar contatos por determinados períodos de tempo. Agora, em vez de deixar de seguir alguém para todo o sempre (ou até excluir da sua lista de amigos), você poderá silenciar estes desagradáveis contatos por 24 horas, sete dias ou até um mês – o WhatsApp já oferece uma função do tipo com prazos iguais (uma ótima sugestão para usar no grupo da família, inclusive). Além de pessoas, será possível também silenciar páginas.

O silenciamento por prazos aparecerá junto da opção ‘deixar de seguir’. (Imagem: TechCrunch)

A novidade foi conferida nesta semana pelo Tech Crunch. A função aparece junto da opção “Deixar de seguir” e está disponível inicialmente apenas nos EUA e na versão para navegadores do Facebook.

Um porta-voz da rede social confirmou ao site que a função está em testes, mas não determinou quando ela estará disponíveis para todos e em outros países. “Estamos testando novas maneiras dos usuários controlarem seus feeds de notícias para que se mantenham conectados as histórias que julgam mais relevantes”.

[Tech Crunch]