O Facebook quer construir um “teletransporte”. Mas não se empolgue, não estamos perto de sumir um lugar e aparecer em outro. Lembra que a empresa comprou a Oculus? Pois é usando a realidade virtual que a empresa de Mark Zuckerberg quer levar você para outros lugares.

De acordo com o Business Insider, o Facebook quer construir um dispositivo de realidade virtual que, nas palavras do diretor de tecnologia Mike Schroepfer, permita que você esteja “em qualquer lugar, com quem você quiser, apesar dos limites geográficos”.

Claro, por mais que isto seja mais viável do que desintegrar e reconstruir em outro lugar todas as partículas do seu corpo, ainda é um desafio. O Business Insider fala em três lacunas que precisam ser preenchidas no atual ecossistema da realidade virtual: ainda não é possível ver a si mesmo usando os óculos, imitar o ambiente ainda é muito difícil e, por fim, as pessoas precisariam poder construir seus próprios mundos.

Algumas destas soluções estão engatinhando. A Oculus apresentou recentemente o Touch, um sistema de controle que faz você “ganhar” mãos no mundo virtual, e está desenvolvendo uma ferramenta chamada Medium, que permite fazer esculturas em realidade virtual. Além disso, a Oculus comprou recentemente uma empresa chamada Surreal Vision, especializada em reconstrução de cenas em 3D.

Apesar de ainda estar muito distante, é uma possibilidade tentadora para a rede social. Será que no futuro poderemos entrar nos GIFs animados de gatinho que povoam nossos feeds? Eu iria adorar.

[Mashable, Business Insider]

Imagem do topo: AP Photo/Jeff Chiu