Veja só o volume gigantesco de fotos agora armazenadas no Facebook em comparação com o Flickr, Biblioteca do Congresso Americano e Instagram. Eu sabia que o Facebook era grande, mas nunca imaginei que a diferença fosse colossal. Sabe o que é melhor que 140 milhões de fotos? 140 bilhões.

Isso é 10.000 vezes maior que o catálogo de fotos da Biblioteca do Congresso Americano, que concentra 14,7 milhões de imagens e fotografias históricas. E o Flickr, que já foi um dos maiores serviços de fotos na internet, hoje é apenas uma fração do Facebook.

Câmera digitais são quase onipresentes hoje em dia: estima-se que 2,5 bilhões de pessoas no mundo hoje têm uma câmera digital. Se uma pessoa tira, em média, 150 fotos por ano, isto resulta em absurdos 375 bilhões de fotos. Isto parece pouco provável, mas neste ano as pessoas vão enviar, no total, 70 bilhões de fotos ao Facebook. A coleção de fotos do Facebook já tem cerca de 140 bilhões de fotos.

De acordo com o 1000memories, até hoje a humanidade já tirou 3,5 trilhões de fotos. Neste exato momento, “a cada dois minutos tiramos mais fotos que toda a humanidade tirou no século XIX”.

Quem sabe um dia alguém faça algo bem útil com elas, como monitorar o estado de espírito do planeta, analisando as expressões e paisagens capturadas em tantas fotos.

É triste ver a morte das fotos analógicas, e surpreendente saber que ainda foram tiradas 4 bilhões de fotos em filme só no ano passado. [1000memories]