Não é de hoje que “Os Simpsons” são conhecidos por prever acontecimentos importantes da vida real em seus episódios. Alguns bons exemplos foram as previsões do Coronavírus, a nuvem de gafanhotos no Brasil, a ascensão de Donald Trump à presidência, além da aquisição da 20th Century Fox pela Disney.
Agora, muitos internautas começaram a divulgar nas redes sociais uma cena de “Os Simpsons”, em que supostamente a animação acerta em cheio a data do falecimento de Elizabeth II. A monarca mais longeva da história do Reino Unido faleceu aos 96 anos no dia 08 de setembro. No entanto, a suposta previsão não passa de uma fake news.
Em um vídeo alterado do TikTok – que atualmente tem mais de 26 milhões de visualizações – uma versão em desenho animado da rainha é mostrada em um caixão, abaixo de uma placa que diz “Elizabeth II: 1926-2022”. O clipe também mostra um adesivo, sobreposto ao fundo de imagens reais de “Os Simpsons”, que exibe a data de 8 de setembro de 2022, o dia da morte da rainha.
As cenas não passam de montagens. A primeira imagem foi retirada de um episódio não oficial do desenho, enquanto a segunda cena foi adulterada. Isso porque na cena original não há qualquer etiqueta na carruagem.
Nenhum episódio de “Os Simpsons” incluiu as datas da morte da rainha, de acordo com organizações de verificação de fatos, incluindo PolitiFact e Lead Stories. Uma farsa anterior usou uma imagem semelhante de Donald Trump deitado em um caixão, para alegar falsamente que a série havia previsto sua morte devido ao COVID.
Uma das imagens é atribuída a um episódio de 2014 de “Os Simpsons”, mas na verdade, vem de “The Regina Monologues”, o quarto capítulo da 15ª temporada da animação. O episódio não foi exibido em 2014, mas sim em 2004.
Além disso, ele não mostra a morte da Rainha Elizabeth II. No capítulo em questão, Homer é detido após atingir a carruagem da monarca com seu carro. Devido ao acidente, Elizabeth é obrigada usar um colar cervical. Porém, a Rainha não morre nesse capítulo.
As outras imagens também aparecem durante as 33 temporadas da série animada – mas nenhuma delas faz referência à morte da Rainha. Vale lembrar que Elizabeth II apareceu como personagem em “Os Simpsons” seis vezes, de acordo com o site Wikisimpsons, com curadoria de fãs.
Ou seja: a inclusão de “2022” na imagem é uma alteração falsa, criada apenas para enganar os internautas e garantir a viralização do vídeo nas redes.