O AdBlock Plus é uma conhecida extensão que bloqueia anúncios em páginas da web. Recentemente, alguns usuários notaram que ele parou de funcionar no YouTube: as propagandas aparecem antes do vídeo, e não trazem o botão “Pular”.
Isso pode parecer uma estratégia do Google para obrigar você a assistir anúncios, mas na verdade se trata de uma falha no Chrome.
O desenvolvedor Rob Wu, que trabalha no projeto Chromium – a base de código aberto para o Chrome – diz ao Neowin que isso foi uma consequência não-intencional de corrigir uma falha de segurança no navegador.
https://twitter.com/r4rev2/status/640724992930500608
Ele diz que o AdBlock só deixa de funcionar quando o app do YouTube está instalado, seja no Windows, Mac ou Linux. (Este webapp só deveria adicionar um atalho para o site.)
Neste caso, as propagandas em vídeo do YouTube não são bloqueadas, e não exibem o botão “Pular” após alguns segundos.
Sem AdBlock e sem app do YouTube instalado
Com AdBlock e com app do YouTube instalado
Wu explica que uma das alternativas é remover o app do YouTube. Para fazer isso, abra o menu (ou a tela) Iniciar, digite “inicializador” e clique em “Inicializador de aplicativos do Google Chrome”.
Depois, clique com o botão direito em “YouTube” e, por fim, escolha a opção “Remover do Chrome”.
Wu acredita que este bug – que recebeu o código 526413 – será resolvido “nas próximas semanas ou, pelo menos, quando o Chrome 46 for lançado”. Acho que eles não estão exatamente com pressa: o YouTube ganha dinheiro com anúncios e, apesar de existir há dez anos, o site nunca deu lucro.
[Neowin via SlashGear via Canaltech]
Primeira imagem por geralt/Pixabay