Hoje é um dia de grandes anúncios da Apple. O iOS 5 e o iCloud têm grandes novidades que adicionam excelentes funcionalidades para os usuários de iPhone, iPod Touch e iPad. Bastante gente possui gadgets da Apple, e eles estão felizes porque seus gadgets caros serão atualizados – e de repente as iCoisas ficam ainda mais atraentes. Ponto. Essa é a história. Pra que tanto ódio nos comentários? Qual o motivo da ofensa gratuita?

Sim, sabemos que algumas das novidades do iOS5 não são exatamente “novidades” em celulares, mas funcionalidades que antes só existiam em Androids, Nokias, Windows Phones e iPhones com jailbreak – falamos disso nos textos. Legal que todo mundo agora tem coisas que no futuro parecerão tão básicas quanto GPS e câmera. A Apple copiou o sistema de notificações do Android? Certamente olhou para aquele lado da cerca e viu a melhor implementação do sistema do tipo, e adicionou seus truques. E foi isso. Podem xingar a empresa, por “copiar” algo que é bem-feito (imagina se uma empresa algum dia copiasse um sistema de homescreens com ícones?) e ainda processar plagiadores na outra ponta. Faz parte do jogo dos comentários – e não esquecemos disso nos textos. Mas qual a necessidade de insultar todos os usuários da plataforma no pacote?

É um dia feliz para usuários de iOS, qual a ideia de insultá-los? O Android também se daria bem em copiar algumas coisas do iOS, especialmente atualizações automáticas no mundo todo, ao mesmo tempo, para celulares com 2 anos de idade. Quando o Google anunciar alguma funcionalidade do tipo, vamos falar aqui com o devido destaque, e será mais uma história feliz: mais gente terá celulares melhores. “Todos comemora”, como dizem. Pra quê estragar isso com uma guerra boba?

Mas eu não entendo esse fetiche de ambos os lados do tipo “meu é maior que o seu”. O pior dessa guerra imbecil nos comentários, cercada de xingamentos e estereótipos estúpidos é que está se fabricando um inimigo imaginário só para direcionar todo o ódio. Há babacas usuários de iPhone, que querem se mostrar, tirar onda? Há, como há de basicamente qualquer eletrônico de massa hoje. É um atributo inerente? Há dezenas de milhões de usuários de iPhone no mundo hoje. Tentar enquadrá-los em algum perfil de comportamento é 85 vezes mais idiota do que fazer previsões baseadas na astrologia.

Hoje eu contei 70 comentários em uma hora neste post na linha do “eu já tenho isso no Android, MacFag idiota acha revolucionário” ou “Dono de iPhone acha que o Deus Jobs não copia”. O cada vez mais comum odiador da Apple criou uma figura-fetiche: um mauricinho deslumbrado com o iPhone, que acha tudo “revolucionário” e tudo da Apple “certo”, e parece projetar isso para o mundo. Tudo bem o Jobs exagerar nos adjetivos (todo vendedor o faz), é o papel dele. Mas será que há tante gente bitolada, repetindo essas coisas? Pelas generalizações idiotas da torcida organizada adversária, parece que sim. Mas eu não vi um único comentário do tipo aqui no Giz. Tem dezenas de “agora vem o fanboy dizer que é revolucionário”, só que o cara que os odiadores estão esperando para ser linchado e/ou receber toda a carga homofóbica (a associação permanece entre a escória dos comentários) não aparece. Ele potencialmente não existe. Nem aqui nem, sei lá, no blog do iPhone ou na MacMagazine – procurei o mítico idiota “nossa, o iPhone revolucionário”, não achei. Existe, certamente. Mas ninguém com um mínimo de conhecimento tecnológico acha que estas funcionalidades são revolucionárias. O que os odiadores querem é colocar a etiqueta de burro no usuário da plataforma “do mal”.

A Apple copia, o Android copia, faz parte do jogo. Por que não implementar algo que é consagrado e bom? É irônico? Sem dúvida. Mas não é nada bizarro.

Eu não estou defendendo uma empresa, um celular ou qualquer coisa, mas os bons modos. Estou apenas querendo colocar ordem nessa bagunça que transborda um ódio imbecil, literalmente, na minha casa. Alguns amigos me falaram que em dias como hoje a única coisa a se fazer era pular a parte de comentários. Não deveria ser assim. Os comentários do Giz estão entre as melhores coisas do site, sem vocês aí embaixo nossa casa não seria tão interessante, definitivamente. Mantenham a classe, o nível, e parem de brigar com fantasmas. Façam piadas de quantas vezes o Jobs usa adjetivos hiperbólicos, conte como ainda faltam os widgets, que o Windows Phone 7 entendeu melhor a integração com redes sociais, qualquer coisa. Mantenham-se no tópico e parem de se atacar. Há espaço para todos aqui.