Mark Dermul, viciado em Star Wars, tem um trabalho bem legal: ele lidera excursões por várias locações dos filmes no norte da África. Em 2010, numa viagem à Tunísia – quer dizer, Tatooine – ele e seu grupo de turistas perceberam que a casa de infância de Luke Skywalker, a Lars Homestead, estava em sério abandono. A NPR conta como eles a trouxeram de volta à vida.

Dermul e outros chamaram os fãs de Guerra nas Estrelas no mundo inteiro através do Facebook para o que eles chamaram de “Projeto Salve Lars”. Eles arrecadaram mais de US$11.000 para restaurar a estranha cabana-iglu do deserto. Mas em 2011, o governo tunisiano foi abalado pela Primavera Árabe, então o processo de restauração foi interrompido e só aconteceu este ano, durante oito dias no final de maio e início de junho.

A NPR diz que muito da casa-iglu não poderia ser restaurado, mas o que restou foi reforçado, rebocado e pintado. Agora, a casa de Luke voltou à sua glória antiga. Veja todas as imagens da restauração no link a seguir: [Save Lars Project via NPR via Architizer]

Fotos via Save Lars Project