Antes de comprar o WhatsApp, o Facebook fez de tudo para concorrer com ele usando o Messenger: eliminou o requisito de um perfil na rede social – basta usar seu número de celular – e transformou toda a interface. Agora que a empresa é dona do WhatsApp, por que não pegar algumas de suas melhores funções e levá-las para o outro app de chat? É isso que Zuck e cia. fizeram.

O Facebook está atualizando aos poucos o Messenger para iOS e Android. A partir de agora, haverá uma aba “Grupos”, na qual você pode criar grupos de amigos que receberão suas mensagens.

Basta inserir as pessoas, uma foto e um nome para o grupo. É possível desligar a notificação de grupos por uma hora, ou por uma noite; também dá para reativá-la manualmente quando você quiser. Vale notar: o chat em grupo já era possível nos apps do Messenger; é que agora ele ganhou destaque, e ficou mais fácil – assim como no WhatsApp, ou em concorrentes como o Telegram.

Outra novidade: assim como no WhatsApp, agora é possível encaminhar mensagens ou fotos de uma conversa para outras pessoas – basta tocar e segurar a mensagem.

A atualização 4.0 chegou hoje para o iPhone, e está sendo distribuída aos poucos no Android; o app para Windows Phone ainda não foi atualizado. [TechCrunch]