FBI faz alerta sobre riscos de carregar celular em aeroportos
No último dia 6, o FBI emitiu um comunicado alertando ao público sobre o risco de carregar o celular em aeroportos e outros espaços abertos.
De acordo com a agência de segurança americana, hackers descobriram uma forma de utilizar entradas USB de locais públicos para introduzir malwares e softwares de monitoramento em dispositivos.
O alerta foi feito pelo escritório do FBI de Denver, capital do estado do Colorado. “Leve o seus próprios carregadores e cabos USB e usem tomadas”, disse o FBI em post no Twitter.
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
O anúncio do FBI, no entanto, não se baseia em um incidente específico de invasão a algum celular ou outros dispositivos que carregavam sua bateria em aeroportos.
‘Juice jacking’ é o termo que descreve a atividade de invadir dispositivos através de portas USB em locais públicos. Portanto, essa é tática que criminosos usam para invadir celulares em aeroportos.
No último dia 11, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, a FCC, postou em seu site informações sobre o perigo do juice jacking, bem como formas de prevenção para evitar a tática maliciosa. Segundo a postagem, malwares instalados através de uma entrada USB invadida podem bloquear o dispositivo ou exportas dados e senhas diretamente ao hacker.
Desse modo, os criminosos podem utilizar as informações particulares ou vendê-las para outros agentes mal-intencionados.
Em alguns casos, criminosos podem ir a locais públicos, como aeroportos, e deixar cabos infectados plugados nas portas USB.
Segundo a FCC, os usuários devem adotar as seguintes recomendações para se protegerem do juice jacking:
- Evitar usar estações públicas de carregamento USB e usar um carregador de tomada;
- Utilizar carregadores particulares, de propriedade do usuário, em viagem;
- Levar um carregador portátil ou bateria externa;
- Usar cabos de carregamento apenas, em vez de transferência de dados;
- Ao plugar o dispositivo em uma porta USB, selecione a opção “apenas carregar o dispositivo”.