_

Feliz dia do quê mesmo?

Hoje é o tal "Dia do Orgulho Nerd / Dia da Toalha". Você viu ontem no Fantástico. Seus amigos te deram parabéns no MSN.  Acho legal a homenagem a Douglas Adams, acho que a estréia de Star Wars é algo suficientemente marcante pra que comemoremos aniversários e tal. Mas COME ON. O rótulo nerd só serve pro Fantástico, que gosta de designar "tribos". A verdade é que chamar alguém de nerd hoje é a mesma coisa de chamar algum cidadão da grande cidade de "pedestre" ou alguém de "internauta"; como se navegar na internet fosse algo diferente. Ainda existe alguém no mundo que não gosta de super-heróis, ou que não se vira com computadores, nunca passou algumas horas em um jogo de videogame ou PC ou não gostou do novo Star Trek? A verdade, amigos, é que todos com menos de 30 (e muitos dos que têm mais que isso) são nerds, em algum grau. Nós dominamos o mundo, e já tem um tempinho. A vitória, silenciosa, é nossa. We salute you. E explicamos porque hoje é o nosso dia.

O Dia da toalha na verdade é um tributo a Douglas Adams, autor, como você sabe, do clássico Guia do mochileiro das galáxias, de 1978. O guia conta a história de um terráqueo que fugiu as pressas da Terra após saber que ela seria destruída, e sai em um mochilão galáctico. Há um capítulo explicando a importância da toalha. Acompanhe.

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoalvemente limpa

O dia da toalha era para ser comemorado um dia após a morte de Douglas Adams, em 2001, mas como não deu tempo adiaram em duas semanas, e assim é até hoje. 

E a outra comemoração, o "Dia do orgulho nerd" começou na Espanha em 2006 quando 300 nerds se juntaram em Madri e fizeram um Pacman humano, o "Día del orgullo friki" é comemorado hoje porque em 1977 Star Wars fazia sua estréia nos cinemas e mudaria pra sempre a indústria cultural e a conta bancária de George Lucas. Em 2008 a coisa deixou de ser só na Espanha, e nos EUA a data foi comemorada e divulgado. O Fantástico tratou de alardear mais a história.

No primeiro dia do nerd os espanhóis fizeram um manifesto, saca só:

Direitos:

  1. O direito de ser ainda mais nerd.

  2. O direito de não sair de casa.

  3. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.

  4. O direito de se associar a outros nerds.

  5. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.

  6. O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.

  7. O direito de não ter que estar "no estilo".

  8. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista.

  9. O direito de expressar sua nerdice.

  10. O direito de dominar o mundo.

  • Deveres

  1. Ser nerd, não importa o quê.

  2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.

  3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.

  4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.

  5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".

  6. Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.

  7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.

  8. Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.

  9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.

  10. Tentar dominar o mundo!

Sair da versão mobile