O mês de março chega acompanhado de uma série de fenômenos astronômicos para os amantes do céu noturno. Para que você não perca nenhum deles, o Gizmodo Brasil preparou uma lista com todas as datas. Confira:
2 de março – Lua Nova
Durante a Lua Nova, o satélite natural fica posicionado entre a Terra e o Sol. Por conta disso, apenas sua face voltada para a estrela é iluminada, fazendo com que a Lua desapareça no céu quando procurada por nós.
Não parece um evento tão interessante assim, já que a Lua fica totalmente oculta. Porém, há vantagens: este é o melhor momento do mês para observar galáxias e aglomerados de estrelas, já que não há brilho do satélite para interferir. Vale a pena separar o telescópio e a câmera fotográfica para essa ocasião.
18 de março – Lua Cheia
Durante a Lua Cheia, o satélite fica no lado oposto da Terra. Como consequência, sua face fica totalmente iluminada, o que costuma render ótimas fotos.
Este evento também é conhecido como Lua de Minhoca, uma possível referência aos animais que aparecem conforme a terra é aquecida com a chegada da primavera no Hemisfério Norte.
20 de março – Equinócio de Março
A palavra equinócio é derivada do latim e significa “noites iguais”. Isso porque, nesta época, o Sol brilha diretamente do Equador, permitindo que os dois hemisférios recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. Logo, os dias e noites no mundo todo possuem praticamente a mesma duração.
Além disso, o equinócio de março marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Ou seja, está chegando a hora de tirar os casacos do guarda-roupa.
20 de março – Vênus no maior alongamento oriental
Nesta data, Vênus estará em seu ponto mais distante do Sol, o que facilita sua observação. Basta procurar no céu noturno o objeto mais brilhante depois da Lua – ali está o planeta.
Vênus é um planeta rochoso e de tamanho similar à Terra. Por outro lado, é coberto por nuvens espessas de ácido sulfúrico, com uma temperatura média que atinge os 480 ºC. Observar de longe parece bem mais agradável.
24 de março – Trio Planetário
Entre 24 de março e 5 de abril, Vênus, Marte e Saturno estarão bastante próximos no céu noturno. Procure pela estrela Altair, a mais brilhante da constelação da Águia, e siga uma linha reta até o horizonte. O trio planetário estará ali.
Alguns aplicativos podem ajudar nessa missão, como o Sky View e o Carta Celeste. Vale a lembrança: campos abertos e com pouca iluminação artificial são os melhores locais para observar o céu. Opte sempre por estes espaços.
Confira aqui outros fenômenos astronômicos marcados para 2022.