Festival In-Edit Brasil começa nesta quarta (14) e traz filmes online; confira

Festival terá filmes online gratuitos, disponíveis nos streamings Sesc Digital, Itaú Cultural Play, Spcine Play e In-Edit Brasil TV
in-edit brasil 2023
Imagem: Divulgação/Festival In-Edit

O Festival Internacional do Documentário Musical, In-Edit Brasil, começa nesta quarta-feira (14), e traz programação repleta de filmes, inclusive online. O evento acontece até 25 de junho.

whatsapp invite banner

O projeto está completando 15 anos, com uma edição comemorativa. Neste ano, o festival apresenta 68 títulos inéditos, nacionais e internacionais, contemplando personalidades da música como Tom Jobim, Elis Regina, Chiquinha Gonzaga, Syd Barrett, a banda Pink Floyd e Marc Bolan, entre outros.

As sessões ao vivo ocorrem em São Paulo (SP), em salas como CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP) e Cine Cortina. O acesso às exibições é gratuito, com exceção do CineSesc, com ingressos que partem de R$ 8.

Entre os destaques da mostra competitiva está o documentário Elis & Tom – Só Tinha que Ser Com Você, do diretor Roberto de Oliveira. A produção resgata o encontro entre Elis Regina e Tom Jobim em Los Angeles, nos Estados Unidos, para a gravação do disco Elis & Tom, lançado em 1974.

Outro documentário com foco na música brasileira é Miúcha, A Voz da Bossa Nova, produção franco-brasileira com roteiro de Liliane Mutti. Falecida em 2018, Miúcha foi uma das principais vozes de compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e também Chico Buarque, de quem era irmã.

O encerramento do evento terá uma sessão do documentário Ovelha Negra (2007), dirigido por Roberto de Oliveira. A produção será exibida em homenagem à cantora Rita Lee, na Cinemateca Brasileira, às 19h30, dia 25 de junho.

Programação online e gratuita

Parte da programação será online. Todos os filmes nessa modalidade estarão disponíveis de forma gratuita em quatro diferentes serviços de streaming: Sesc Digital, Itaú Cultural Play, Spcine Play e In-Edit Brasil TV.

Não é necessário ter assinatura nas plataformas para acessar o conteúdo do festival. Basta ficar de olho nas datas, que não são as mesmas da programação ao vivo. De clássicos dos anos 1980 a filmes inéditos lançados recentemente, diversos documentários ficarão disponíveis.

Um dos destaques é “Fausto Fawcett na Cabeça” (2022), de Victor Lopes. Trata-se de homenagem ao artista carioca, que compôs “Kátia Flávia” e “Rio 40 Graus”, entre outras faixas que marcaram a música brasileira. Outro título disponível é “Mostra Reverbo” (2023), de Mário de Almeida. O filme retrata a cena musical pernambucana.

Veja aqui a programação completa de cada streaming e mais informações abaixo.

Sesc Digital

Programação: de 15 a 25 de junho
Onde acessar: sescsp.org.br/cinemaemcasa

Itaú Cultural Play

Programação: de 15 a 25 de junho
Onde acessar: itauculturalplay.com.br

Spcine Play

Programação: de 15 a 25 de junho
Onde acessar: spcineplay.com.br

In-Edit Brasil TV

Programação: de 19 a 25 de junho
Onde acessar: inedit.tv.br

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas