Figurinos exóticos, quadros e manuscritos de Freddie Mercury vão a leilão

Entre os cerca de 1.500 itens do leilão, está a coroa e a capa que Freddie Mercury usou no último show da banda Queen, em 1986
freddie mercury leilão
Imagem: AP/KIN CHEUNG

Já pensou em ter em casa itens históricos de uma lenda da música? Uma coleção com figurinos, obras de arte, letras manuscritas de “We are the Champions” e “Killer Queen” e outras relíquias de Freddie Mercury, do Queen, irá para leilão em setembro.

Entre obras de artistas como Picasso e Matisse, está a pintura “Type of Beauty”, do francês do século 19 James Tissot. Ela deve ir à venda pelo maior preço, de 400 a 600 mil libras (R$ 2.500.000 a 3.750.000). Já pelo menor preço, está seu pente de bigode prateado do cantor, da marca Tiffany & Co, custando em torno de 400 a 600 libras (R$ 2.500 a 3.750).

Além disso, também vai a leilão o manuscrito de nove páginas da letra do grande sucesso “We are the Champions”, bem como a coroa de strass e a capa vermelha que Freddie usou no último show da banda Queen, em 1986.

Ao todo, serão cerca de 1.500 itens, com alguns disponíveis em exibições em Nova York e Los Angeles, nos EUA, e Hong Kong, em junho, antes do leilão em setembro. Parte dos lucros será destinado a doações para instituições de caridade.

Itens de Freddie Mercury estão sob posse de Mary Austin

As relíquias de Freddie estão sob posse de sua amiga e ex-namorada, Mary Austin, em sua casa em Londres, Inglaterra. Ela as mantém desde a morte do vocalista, em 1991, de pneumonia decorrente da AIDS, aos 45 anos. Em entrevista à BBC, Austin, que herdou a maior parte da fortuna do artista, disse que chegou a hora de “desapegar de tudo”.

“Preciso colocar a minha vida em ordem. Chegou a hora de tomar a difícil decisão de fechar esse capítulo muito especial da minha vida. Concluí que não seria apropriado manter algumas coisas. Se vou vender, preciso ser corajosa e desapegar de tudo”, declarou.

Sobre os itens de Freddie Mercury, ela afirma: “É uma coleção que te aproxima da personalidade do homem que eu conheci. Você vê a vastidão de seus interesses. É uma coleção muito inteligente e sofisticada”.

Mary Austin e Freddie Mercury se conheceram no início dos anos 1970 e mantiveram um relacionamento durante anos, até a revelação de sua homossexualidade. Depois, continuaram amigos. Ela é a musa de um dos maiores hits do Queen, “Love of My Life” (amor da minha vida, em tradução livre). A história do cantor e da banda virou filme em “Bohemian Rhapsody” (2018), com Rami Malek.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas