Você está cansado de esperar a Nike/Adidas/etc. criar o tênis perfeito para você? Então faça-o em casa: isso é possível graças a um novo filamento flexível da Recreus, que pode ser usado em impressoras 3D comuns sem obstruir o bico.
Você pode enfim criar e imprimir seus próprios calçados em uma ampla variedade de cores. Os únicos fatores limitantes: a sua imaginação e seu gosto pessoal. Afinal, os tênis feitos por impressão 3D ainda não são exatamente bonitos.
A maioria dos filamentos de plástico são macios e flexíveis, mas isso muda quando eles são derretidos e injetados pela impressora. O plástico se torna uma estrutura rígida, ótima para brinquedos e peças, mas não muito confortável de se usar nos pés.
O filamento FilaFlex, no entanto, permanece macio e flexível mesmo depois de esfriar, facilitando criações como estes tênis. Ele pode ser usado em impressoras 3D da mesma forma que filamentos de plástico, e custa €23 por rolo (cerca de R$ 75).
Será este o futuro dos calçados? Na sua forma atual, provavelmente não. Além de serem meio feiosos, eles não devem ser muito resistentes ao desgaste na parte externa – são apenas à prova d’água.
Além disso, o FilaFlex sozinho não basta para os calçados: eles são geralmente feitos com tecidos e materiais capazes de respirar, para que o suor e as bactérias não se acumulam lá dentro, e para não ficarem desconfortavelmente quentes.
A personalização ainda não chegou lá, mas a impressão 3D já tem espaço garantido nos calçados. Nike e Adidas dizem que a tecnologia lhes permite criar protótipos a velocidades “antes impossíveis”. E usando impressão 3D, a Nike criou uma sola de chuteira que evita derrapagens como nenhuma outra.
Segundo a empresa, o Vapor HyperAgility dá maior aderência no campo a jogadores de futebol americano. Ele possui travas longitudinais – conhecidas pelo seu formato como “dente/barbatana de tubarão” – feitas por impressão 3D.
Este é só o início. Quem sabe, num futuro não muito distante, você consiga uma impressora 3D e possa criar um tênis em casa. [MakerBot Thingiverse via 3D Printing Industry]