O filme de terror The Tunnel tem um detalhe incomum a outros filmes: ele será lançado direto pra DVD, ok, mas será disponibilizado oficialmente na internet, via torrent gratuito, quando o DVD for lançado em 19 de maio. Seria isso pirataria oficial? Nada disso. O produtor executivo do filme, Julian Harvey, explica o que o levou a fazer isso:

Harvey nos diz que o motivo para lançar o filme online se resume a exposição: “A ideia e a atitude por trás disso é que estamos tentando criar uma audiência para este filme que poderia não tê-lo visto de outra forma, ou que não poderia ter tido a oportunidade de vê-lo. Nós também estamos tentando perceber o público em um nível global.”

A ideia de lançar o filme via torrent, diz Harvey, está presente desde o início da produção do filme e “não era negociável”. Quem comprou os direitos para lançar em DVD foi a Paramount, um dos grandes estúdios de cinema, e segundo Enzo Tedeschi, produtor do filme, “eles puderam ver uma forma de fazer [a distribuição digital] funcionar”.

Mas como a Paramount, que age para combater a pirataria, apoia um torrent gratuito e oficial do filme? Tedeschi explica que “o filme The Tunnel não apoia nem aprova a pirataria: na verdade, [o filme] tenta incorporar um uso legítimo de P2P na nossa estratégia de distribuição internacional”.

A história do filme é baseada nas redes de túneis no subterrâneo da cidade de Sydney, na Austrália, criados décadas atrás para abrigar uma rede ferroviária, mas hoje abandonados. Uma equipe de filmagem entra nos túneis, e o horror começa, como você vê no teaser trailer abaixo:

[youtube u47cTpo70EE]

O filme está sendo financiado com ajuda de fãs: ele tem 135.000 quadros (frames), vendidos a um dólar cada. Foram vendidos quase 30.000, mas acredito que eles não precisem vender todos para o filme ser lançado – o acordo com a Paramount já foi fechado. O filme será lançado dia 19 de maio em DVD e num torrent próximo de você. [The Tunnel via TorrentFreak, Gizmodo Austrália via Engadget]