Filme “Eduardo e Mônica”, com hit da Legião, estreia em janeiro; confira trailer

O nome entrega tudo! Produção é baseada num dos maiores clássicos da banda Legião Urbana e já ganhou prêmios
Imagem: Reprodução

E tem clássico chegando às telas! Os fãs cinéfilos da lendária banda Legião Urbana já podem se preparar para ir ao cinema porque vem aí o filme “Eduardo e Mônica”, baseado no clássico de Renato Russo. O longa estreia no dia 6 de janeiro de 2022.

O filme conta a história do mais emblemático casal da música brasileira e, como o nome já diz, é baseado na música de mesmo nome, um dos maiores clássicos da Legião Urbana, lançado no álbum “Dois” de 1986.

Na esteira de Faroeste Caboclo

“Eduardo e Mônica” marca novamente a parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes. Ambos são responsáveis por “Faroeste Caboclo” (2013), outro grande sucesso do Legião Urbana, cuja adaptação cinematográfica foi vista por mais de 1,5 milhão de espectadores. 

A sinopse diz:

“O casal se conheceu numa festa estranha, com gente esquisita. Não era nada parecido, mas se completava muito bem, que nem feijão com arroz, ela era de Leão e ele tinha 16, viveram também muitas aventuras e estão prestes a viver mais uma.” 

O ator Gabriel Leone vive o Eduardo. A Mônica é interpretada por Alice Braga. Eles vivem um grande amor, mesmo com idades e personalidades completamente diferentes. O elenco ainda traz Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha, Victor Lamoglia, Bruna Spínola e Fabrício Boliveira.

Apesar de estrear no Brasil apenas em janeiro, as filmagens de “Eduardo e Mônica” terminaram em 2018, mas teve o cronograma alterado e a estreia adiada em função da pandemia de Covid-19.

Além disso, a comédia romântica vem percorrendo renomados festivais internacionais, como os de Miami (EUA) e Edmonton (Canadá), onde conquistou em 2020 o prêmio de melhor filme. O longa tem produção da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado Filmes  e distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes.

Confira o novo trailer de “Eduardo e Mônica”:

História real em música:

Renato Russo escreveu “Eduardo e Mônica” inspirado por vários casais que conheceu em sua adolescência em Brasília. Mas nenhum deles era formado, de fato, por um Eduardo e uma Mônica. O casal que mais inspirou a letra foi Leonice Coimbra e Carlos Marcelo. 

Leonice foi amiga de Renato Russo e, na época, tinha começado a namorar um garoto mais novo, com quem se casou. Apesar disso, ela declarou publicamente que não se identifica com a Mônica da música.

Ela explica:

“Renatinho me apresentou letra e música via telefone. Disse na época que dedicou a nós, Fernando e a mim e a um outro casal de amigos. Como não me identificava, só a tinta no cabelo, nunca levei muito a sério. Em 94, tínhamos mudado para Quito, Equador, e num belo dia Renatinho liga avisando da entrevista à revista Marie Claire, onde diz que sou a Mônica. Não fazia a mais remota ideia do que significava ser a ‘Mônica’ da música ‘Eduardo e Mônica’. Levei muito tempo para ser grata à referência. Muito mesmo. Me incomodava a curiosidade das pessoas de saber se eu era a personagem criada, se correspondia aos anseios delas, etc. E claro, não correspondia. Não era eu. Assim como o Eduardo não era o Renato e nem o meu marido, o Fernando”, disse ela em entrevista à comunidade Aborto Elétrico em 2017. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas