Carisma, empatia, bom-humor, inspiração, competência e até mesmo prepotência e ares de vilania são características que transformaram algumas personagens em verdadeiros ícones da história do cinema. 

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos quatro indicações de filmes com participações de mulheres marcantes. Todos os títulos estão disponíveis no aplicativo de streaming do Telecine, que oferece 30 dias grátis para novos assinantes. Confira!

Central do Brasil (1998)

Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – descartando as que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Central do Brasil tem a simplicidade dos grandes filmes. Tem um início que impressiona e prende a atenção do espectador. Quando se dá conta, o filme está caminhando para seu final e, neste meio-tempo, já rimos, choramos e torcemos para cada um dos personagens.

Assista no aplicativo do Telecine.

O Diabo Veste Prada (2006)

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Com frames que relacionam a linguagem do discurso publicitário, os envolvidos na realização desta ácida crítica ao afetado mundo da moda apresentaram ao mundo o ícone da competência-prepotência-vilania hollywoodiana: Miranda Priestly, interpretada pela sempre eficiente Meryl Streep.

Assista no streaming do Telecine.

Histórias Cruzadas (2011)

Histórias Cruzadas se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

O diretor o faz trilhando um caminho dos mais intimistas, priorizando as questões pessoais das personagens em detrimento de eventos históricos e políticos que poderiam tornar mais épico – e menos próximo – o tom do filme 

Assista no streaming do Telecine.

De Perto Ela Não É Normal (2020)

Pressionada por tudo e todos, Suzie (Suzana Pires), hoje uma mulher de 40 anos, se afastou completamente da menina sensível e criativa que foi na infância. Agora, anos depois e coberta por diversos arquétipos da mulher perfeita, ela vai iniciar uma longa busca por si mesma. E isso ficará mais forte quando ela reencontrar sua tia Suely, uma mulher livre que fará Suzie revisitar o seu passado.

“De Perto Ela Não É Normal” foi lançado exclusivamente pelo selo Telecine Premiere que traz filmes diretamente no aplicativo de filmes, sem mesmo passar no cinema. A obra é baseado na peça de mesmo nome, o qual a Suzana escreveu e atua no teatro um monólogo, porém no filme a atriz se restringiu a interpretar três personagens (Suzie, Neide e Tia Suely), o que faz sentido para a história já que além de parentes as três personagens estão ligadas com o enredo principal proposto.

Assista ao filme exclusivamente no Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. O aplicativo de streaming é o único dedicado exclusivamente ao cinema. Lançamentos exclusivos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!