Aproximação, tomar notas, primeiras suspeitas, acompanhamento do caso, ir à campo, reviravoltas, novas suspeitas, artimanhas e se encontrar dentro de um jogo de cena. Filmes policiais nos igualam ao ponto de vista do protagonista, tentando achar pistas e percorrendo um caminho em busca de uma solução.



Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos cinco indicações de filmes policiais cheios de reviravoltas e artimanhas. Confira!

Os Suspeitos

Em Boston, um pai de família deve lidar com o desaparecimento de sua filha e de um amigo dela. Quando suspeita que o detetive encarregado das buscas já desistiu de procurar pelo culpado, ele, desesperado, passa a desconfiar de todas as pessoas ao seu redor. Fazendo sua própria investigação, acaba encontrando o principal suspeito e decide fazer justiça com as próprias mãos.

O diretor Denis Villeneuve não tem pressa em sua narrativa. As pistas estão por todos os lados, muitas delas falsas, e diferenciá-las daquelas que irão nos conduzir a algum lugar válido é missão tanto dos espectadores quanto dos personagens.

Assista no streaming do Telecine.

Prenda-me Se For Capaz

Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

O longa é uma das películas mais “pé-no-chão”, por assim dizer, de toda a carreira de Spielberg, o homem que trouxe ao mundo alguns dos maiores clássicos do cinema-pipoca. Assim, nada de esperar grandes arroubos visuais, planos mirabolantes, edição frenética ou um roteiro épico. Mas também não há espaço para decepção: é entretenimento de primeira qualidade.

Assista no streaming do Telecine.

Era uma vez na América

Na década de 20, David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.

Focando primordialmente em Noodles, um gângster judeu em Nova Iorque, a obra começa violenta na década de 30, vai para a década de 20 e, depois, para os anos 60. Mas esse desnorteamento inicial, que marca o desaparecimento e a volta de Noodles para sua cidade, funciona para uma coisa, fisgar o espectador. Pode ser complexo e pode ser lento, mas é viciante, especialmente considerando que, ao fundo, ouvimos a magnífica trilha sonora de Ennio Morricone, uma das melhores de sua carreira.

Assista no streaming do Telecine.

Janela Indiscreta

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Como é evidente, tudo é dependente do ponto-de-vista da narrativa, ou seja, de onde Jeff vê seu limitado mundo, já que toda a ação acontece dentro de seu apartamento ou é vista a partir de seu apartamento. Além disso, como ele é obrigado a sempre ficar sentado, vemos a câmera a meia altura e, portanto, toda a ação – e o cenário – tem que ser vista desse exato ângulo. O mundo de Jeff é conectado ao de seus vizinhos, mas separado por uma barreira invisível de aparente individualidade que é vagarosamente demolida pela câmera indiscreta de Hitchcock representando a câmera do próprio fotógrafo e, em última análise, nossa vontade e curiosidade de saber o que acontece na vida dos outros.

Assista no streaming do Telecine.

Testemunha de Acusação

Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

Uma vez igualada a plateia ao protagonista, entra em jogo a estratégia fundamental do longa: a construção da trama quase exclusivamente a partir de relatos. Sejam eles dramatizados – recurso predominante nos minutos iniciais, mas que dá lugar ao supressor ambiente jurídico logo em seguida – ou não, a escolha dos mesmos se mostra extremamente inteligente uma vez que permite ao espectador duvidar do que é exposto, desafiando-o a descobrir a verdade sobre o acontecido e amplificando a imersão da obra.

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos exclusivos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!