Ação ou efeito de resistir, de não ceder nem sucumbir; aptidão para suportar dificuldades; recusa de submissão à vontade de outrem; oposição, reação. Cinema é resistência – e nenhuma linguagem melhor para retratá-la com maestria. Em momentos difíceis a arte pode ainda mais nos inspirar e nos dar forças para lutar.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos algumas indicações para você que gosta de consumir conteúdos sobre resistência. Confira!

Bacurau

Os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez com uma aura suspeita. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

O drama do esquecimento – ou melhor, apagamento – é o tema chave do filme, que se mistura perfeitamente com pitadas de faroeste, para voltar ao cangaço e reinterpretá-lo em função de seus potenciais dramáticos e de catarse. Ficção científica, cinema de ação e comédia regional se encontram harmoniosamente no filme porque ele se aproxima desses gêneros sempre com a autoconsciência.

Assista no streaming do Telecine.

Han Solo

Em dificuldade financeira, o piloto Han Solo (Alden Ehrenreich) e sua namorada Qi’ra (Emilia Clarke) buscam alguma fonte de renda. Eles conseguem pôr as mãos em uma substância valiosa, mas perigosa, que acaba levando à perseguição do Império e à separação entre os dois. Preocupado, Han usa toda a sua esperteza para se infiltrar num plano arriscado, mas que pode render a oportunidade de voltar à terra natal e reencontrar a sua amada. Caso ele falhe, vai ter que prestar contas ao perigoso Dryden Vos (Paul Bettany). No caminho, o piloto encontra parceiros importantes, como Chewbacca (Joonas Suotamo) e Lando Calrissian (Donald Glover), o proprietário original da Millennium Falcon.

O enredo é o ponto alto, criando situações que teriam contribuído para forjar o caráter duvidoso do contrabandista icônico de Star Wars, transformado em herói pelas circunstâncias. Tinha tudo para dar errado, criar a juventude para um personagem consolidado e intocável por uma base de fãs exigentes, mas funciona divertidamente.

Assista no streaming do Telecine.

Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas e quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Seria absurdo se não fosse real. Como a história se passa nos anos 70, o diretor Spike Lee consegue fazer uma grande homenagem ao Blacksploitation, um movimento cinematográfico dos EUA que surgiu durante esse período, onde diretores e atores negros começaram a produzir uma série de filmes.

Assista no streaming do Telecine.

A chinesa

Veronique (Anne Wiazemsky) é uma estudante francesa de filosofia que forma um grupo com mais quatro amigos da universidade para debater temas políticos e sociais. Adeptos do maoísmo, os jovens se cansam de teorizar e decidem partir para medidas mais extremas contra o que eles consideram injusto.

O filme narra com um discurso politizado a favor das classes trabalhadoras, em um tom de voz misto de força com timidez. Os ruídos repetitivos e aumentados, cortes rápidos, frases de efeito nas paredes, a revolução cultural chinesa, os marxistas-leninistas da Sorbonne e Malcolm X desenham uma metalinguagem conceitual, de protesto.

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!