Tecnologia

Fim da novela: Sam Altman retorna ao cargo de CEO da OpenAI

Sam Altman está retornando ao cargo de CEO da startup cinco dias após sua demissão. Entenda o vai e vem do executivo
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Cinco dias após sua demissão, Sam Altman está retornando ao cargo de CEO da OpenAI — startup norte-americana responsável pelo ChatGPT. O movimento acontece após a maior parte dos funcionários da empresa ameaçar se demitir da companhia e se juntar à nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial da Microsoft.

“Adoro a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”

Sam Altman, CEO da OpenAI

Greg Brookman também está retornando à companhia. Ele havia sido afastado do cargo de presidente do conselho e posteriormente se demitiu.

Com o retorno dos dois profissionais à OpenAI, o conselho de administração terá uma nova composição. Por enquanto, um conselho interino será formado para definir um novo conselho com até nove integrantes para reformular a governança corporativa da empresa.

Entre os integrantes do grupo responsável por supervisionar esta transição estão Bret Taylor, ex-CEO da Salesforce, o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, além de Adam D’Angelo (que era membro do conselho “original”).

Foi golpe?

Ilya Sutskever, co-fundador  e cientista-chefe da OpenAI, está deixando o conselho de administração permanentemente. Segundo informações divulgadas pela imprensa americana, Sutskever possuía uma visão diferente do CEO. Aliás, ele é considerado o responsável por articular o “golpe” que destituiu Altman na semana passada.

A demissão de Sam Altman, uma das mais proeminentes figuras do vale do silício, na última sexta-feira pegou o mundo todo de surpresa. A renúncia de Brockman logo em seguida serviu para aumentar ainda mais as perguntas em torno do movimento inesperado da empresa.

Na última segunda-feira (20), a Microsoft chegou a anunciar Altman e Brockman como os novos membros da equipe de pesquisa avançada em IA da empresa — um anúncio igualmente surpreendente. Inclusive, Satya Nadella, CEO da Microsoft., compartilhou a notícia em um post entusiasmado.

No entanto, uma ameaça de demissão coletiva de mais de 700 funcionários de uma só vez surpreendeu o conselho. Para voltar atrás, o grupo de trabalhadores pediu o retorno dos dois executivos e a renúncia imediata dos membros do conselho de administração.

A pressão parece ter surtido o efeito esperado, já que os dois profissionais foram repatriados e o conselho terá uma nova composição em breve.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas