O fim de semana será agitado para os amantes da observação espacial. Nos próximos dias será possível observar não apenas um, mas dois eventos astronômicos a olho nu. Os fenômenos vêm logo após a Chuva de Meteoros Líridas, que tomou o céu nos dias 22 e 23 de abril.

O primeiro deles está marcado para sexta-feira (29). Na data, o planeta Mercúrio estará em seu maior alongamento oriental, ou seja, no ponto mais distante do Sol quando visto da Terra. 

Em resumo, será possível observar o planeta com mais facilidade, já que ele estará menos ofuscado pelos raios solares. Esse evento ocorre uma vez a cada três ou quatro meses, então vale ficar de olho. 

Logo após o pôr do Sol, procure pelo ponto brilhante próximo a linha do horizonte e ali estará Mercúrio. Para facilitar a observação, busque por um campo aberto e sem poluição luminosa. 

Já no sábado (30), será possível acompanhar um eclipse solar parcial, em que a Lua cobre apenas um pedaço do astro rei. O fenômeno será visível na maior parte do sudeste do Oceano Pacífico e no sul da América do Sul.

Nossos hermanos argentinos terão vantagem na observação e poderão ver o Sol sendo coberto pela metade. O ápice do fenômeno está previsto para às 17h41 no horário de Brasília. A observação do eclipse solar não deve ser feita sem uso de equipamento especial para proteger os olhos.

Esses são apenas alguns dos eventos astronômicos marcados para este ano. Você pode ver a lista completa de 2022 neste link aqui.