Fim de uma era: Apple deve encerrar suporte ao MacBook original
Segundo informações do MacRumors, o MacBook original de 12 polegadas vai entrar para a lista de produtos obsoletos da Apple. O dispositivo deixará de receber suporte a partir do próximo dia 30 de junho. Caso a informação se confirme, aos poucos, não existirão mais peças do produto no mercado.
Além disso, aqueles que possuem o computador portátil não poderão mais contar com reparações e assistência técnica nos iPlaces, Apple Stores e demais fornecedores de serviços autorizados.
Tecnicamente, a Apple classifica um produto como obsoleto sete anos após o encerramento das vendas.
O MacBook original de 12 polegadas foi descontinuado em abril de 2016, após o lançamento de um modelo de 2ª geração com melhor desempenho. Lançado em março de 2015, o MacBook de 1ª geração apresentava design fino e leve, pesando apenas 2 kg. O modelo foi o primeiro dispositivo portátil sem ventoinha da Apple.
Lembre as especificações do MacBook original
Os principais aspectos do clássico dispositivo incluíam uma única porta USB-C para carregamento e transferência de dados, bem como um trackpad Force Touch. O valor partia de US$ 1.299 — cerca de R$ 6,4 mil na cotação atual.
O produto contava com processador Intel Core M dual-core de 1,1 GHz, gráficos Intel integrados, 8 GB de RAM e um SSD de 256 GB.
Vale lembrar que o MacBook de 12 polegadas foi também o primeiro modelo da Apple a apresentar o (infame) design de teclado com interruptor borboleta da Apple — que é propenso a falhas, e acabou por ser retirado de todo o ecossistema MacBook após anos de queixas e ações judiciais.