_Tecnologia

Fim de uma era: TV Globo desligou sinal em antenas parabólicas

TV Globo segue outras emissoras e desligou sinal analógico, após 42 anos; veja como continuar assistindo o canal

Temperatura Máxima

No último domingo (18), a TV Globo desligou oficialmente o sinal analógico em Banda C da emissora, transmitido no Brasil para antenas parabólicas.

A empresa segue outras emissoras que também encerraram suas transmissões analógicas em 2024, como Band, Record e RedeTV!, por exemplo. Agora, para continuar acessando os canais, os usuários precisam substituir os kits e instalar a versão digital da antena parabólica e decodificador.

O sinal analógico da Globo, na parabólica, entrou ao ar em 31 de dezembro de 1982 cobrindo o Brasil inteiro. Assim, o sinal foi desligado após 42 anos, enquanto era exibido o programa Estrela da Casa, apresentado por Ana Clara. Veja o momento exato:

O SBT também estava com desligamento previsto para o último domingo. Entretanto, o canal decidiu adiar a ação para o dia 28 deste mês.

O desligamento do sinal analógico da Banda C já era previsto pela Anatel. Ele ocorre com o objetivo da liberação das frequências de 3,5 GHz para utilização na expansão da rede 5G no país.

Com isso, as emissoras passam a transmitir seus sinais digitais na Banda KU. Porém, a mudança requer a atualização das antenas parabólicas. Vale lembrar que o Brasil conta com um programa que disponibiliza os equipamentos gratuitamente para determinados públicos.

Como receber a antena digital de graça

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.

Assim, o kit que o governo oferece de graça conta com uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.

É fundamental que o interessado elegível realize o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Sair da versão mobile