Final Fantasy 16, um dos jogos mais aguardados deste ano, conseguiu atingir as expectativas dos fãs da franquia e coleciona também algumas boas avaliações da crítica especializada em games. No entanto, o título não apresentou um desempenho comercial considerado “satisfatório”.
De acordo com a Bloomberg, as vendas do game foram bem abaixo do esperado, o que ocasionou uma queda próxima de 16% nas ações da Square Enix, publisher da franquia. A reportagem afirma que o próprio presidente da empresa, Takashi Kiryu, revelou a informação, mas não deu nenhum detalhe de quais eram as reais expectativas comerciais do RPG.
A revelação foi feita durante uma conferência de apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre deste ano. A matéria também revelou que houve uma queda preocupante nas receitas trimestrais da empresa. O período de abril a junho teve uma arrecadação 65% menor que os três primeiros meses do ano.
Final Fantasy 16 vendeu 3 milhões de cópias em apenas seis dias após seu lançamento e, embora estes números estejam longe de ser ruins, seu antecessor vendeu 5 milhões de unidades em apenas 24 horas. No entanto, é preciso considerar que Final Fantasy 15 foi lançado para PlayStation e Xbox simultaneamente.
Já o último game da série é exclusivo opara os consoles de última geração da Sony. Há uma previsão para o game chegar aos PCs, mas a Square Enix está cautelosa e bastante preocupada com a qualidade do port e ainda não confirmou a data em que isso deve ocorrer.
O RPG buscou trazer algumas novidades para a franquia para atrair parte do público que não é fã de jogos do gênero. O título tem um foco maior em ação e combate e apresenta mecânicas mais simples de internalizar. Confira o trailer no link abaixo: