Jogos

“Final Fantasy 7 Rebirth” terá gráficos melhores, após atualização no PS5

Atualização chega em 21 de fevereiro para corrigir falhas gráficas das versões demo e completa do jogo
Imagem: Square Enix/Divulgação

A demo de “Final Fantasy 7 Rebirth” vai ganhar uma atualização gratuita com gráficos melhores para o modo Desempenho. Nele, o jogo diminui a resolução e algumas configurações gráficas para manter a taxa de exibição estável das imagens a 60 quadros por segundo.

Segundo o perfil oficial do jogo no X (antigo Twitter), os mesmos reparos estarão na versão completa, que ficará disponível em 29 de fevereiro.

O patch poderá ser baixado a partir de 21 de fevereiro. Na publicação, o perfil de “Final Fantasy 7” anunciou o seguinte:

“A atualização da demo de Final Fantasy VII Rebirth agendada para 21 de fevereiro aplicará melhorias na qualidade visual ao selecionar ‘Modo Desempenho’ nas opções gráficas. As mesmas melhorias também serão aplicadas ao jogo completo”.

“Final Fantasy 7 Rebirth” tem gráficos borrados no modo Desempenho

O comunicado é uma resposta aos comentários de jogadores que têm apontado diversos problemas relacionados aos gráficos na demo. Nas redes sociais, aliás, há relatos de pessoas reclamando da falta de interação física em elementos do jogo, texturas embaçadas e modelos com baixa qualidade.

Os problemas ficam mais visíveis no modo Desempenho. Contudo, jogadores esperavam resultado parecido com “Final Fantasy 7 Remake”, que rodava em resolução 4K nativa no modo Gráficos ou com resolução dinâmica de até 1512 pixels no modo Desempenho, segundo informações do canal Digital Foundry.

Em “Final Fantasy 7 Rebirth”, por outro lado, o modo Desempenho é visivelmente menos nítida a olho nu. Na minha experiência, jogando em uma TV de 55 polegadas, com resolução 4K e tecnologia de upscaling, tive a sensação de que o game estava rodando em resoluções que beiravam a faixa dos 800 a 900 pixels.

É possível ter uma ideia da qualidade gráfica do jogo por meio do vídeo abaixo:

Falhas no motor gráfico afetam pós-processamento do jogo

De acordo com John Linneman, um dos integrantes do Digital Foundry, os problemas gráficos acontecem por falhas no motor Unreal Engine 4 e “algumas escolhas bizarras de design”. Esses problemas afetam a etapa de pós-processamento dos gráficos, reduzindo de forma drástica a resolução.

Linneman ainda explicou que, pela contagem de pixels, “Final Fantasy 7 Rebirth” roda a 1440 pixels no modo Desempenho. Porém, devido às falhas técnicas, a renderização dos efeitos no pós-processamento acontece a 1/4 da resolução original — por volta de 360 pixels.

Assim, espera-se que a atualização do dia 21 de fevereiro conserte os gráficos do jogo. Além das melhorias visuais, a demo vai receber de forma gratuita conteúdo adicional para os jogadores poderem testar as mecânicas de exploração em mundo aberto do novo título.

A primeira parte da demo permite jogar um trecho da história que mostra as lembranças do protagonista Cloud em uma missão na cidade de Nibelheim. Nesse pedaço do enredo, é possível jogar com Sephiroth e entender o motivo do personagem ter se tornado o principal vilão da obra.

O lançamento da versão completa de “Final Fantasy 7 Rebirth” acontece em 29 de fevereiro de 2024, com exclusividade temporária no PlayStation 5.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas