O Firefox OS começou estreando em celulares baratos, e ele tem ambições maiores: além de se preparar para os tablets, ele será usado em TVs também.

Há um ano, Panasonic e Mozilla fizeram uma parceria em TVs, e os frutos estão aparecendo durante a feira CES. A fabricante disse que o Firefox OS vai rodar em suas TVs Life+ 4K, que serão lançadas ao longo de 2015.

A Mozilla promete que, com o Firefox OS, é fácil acessar qualquer tipo de conteúdo – incluindo “TV ao vivo, aplicativos, sites e conteúdo em outros dispositivos”. O vídeo abaixo dá uma ideia de como ele funciona:

A Mozilla também diz que os apps poderão exibir notificações na tela; no futuro, essas notificações poderão vir de outros dispositivos, incluindo até eletrodomésticos inteligentes.

O Firefox OS segue um caminho semelhante ao do webOS, que nasceu pensado para smartphones mas ganhou as TVs da LG. O Tizen, plataforma que ainda mal conseguiu ser lançada em smartphones, vai rodar nas TVs da Samsung.

Mas o Firefox OS ainda segue firme em celulares: há 16 modelos rodando o sistema, incluindo o Flame, voltado para desenvolvedores; e o Fx0, com design futurista. [Mozilla Blog via The Verge]