Esta flauta é o primeiro instrumento musical da história da humanidade — e um dos primeiros exemplos de tecnologia –, algo que surpreende a todos ao demonstrar que a música já existia há 35.000 anos. Rock Band das Cavernas, aqui vamos nós.

A flauta foi feita com um osso de um abutre durante a era paleolítica. Encontrada no Ach Valley, ao sul da Alemanha, o instrumento de 22 centímetros de comprimento tem cinco buracos, com duas aberturas em formato de V em um dos lados. Esta seria a parte onde o músico colocaria seus lábios para soprar, de acordo com o professor Nicholas Conard, da Universidade de Tubingen, principal autor da descoberta. A outra ponta está quebrada na altura do quinto buraco.

Também de acordo com o estudo, a flauta era capaz de produzir um espectro de notas similar ao das flautas atuais. Conard também aponta que, apesar de que a música provavelmente não teve muito impacto no sucesso dos primeiros humanos modernos, ela pode ter lhes dado uma vantagem sobre os Neandertais:

A música da era paleolítica pode ter contribuído para a manutenção de maiores grupos sociais, e portanto facilitado a expansão demográfica e territorial dos humanos modernos em comparação aos Neandertais, mais isolados e culturalmente conservadores.

[AFP]