O Flickr foi comprado por outra empresa, e isso significa novas regras. Agora é hora de fazer o backup de todas as fotos que você imaginava que ficariam lá para sempre.
5 de fevereiro de 2019 é o dia em que o Flickr começará oficialmente uma limpeza em massa das fotos. A empresa foi comprada do Yahoo em abril pela SmugMug e as mudanças eram inevitáveis. Na quarta-feira, a empresa anunciou que os usuários gratuitos ficarão limitados a um total de 1.000 fotos. Ela espera que eles considerem migrar para o serviço do Flickr Pro, que foi melhorado e custa US$ 50 por ano.
• Será que o Flickr tem jeito?
Ficar bravo com o SmugMug é perda de tempo — e não há tempo a perder. Se você tem 10 bazilhões de foto da época do ensino médio naquela conta que você esqueceu há quatro anos, comece a tentar lembrar o login. Em 8 de janeiro de 2019, os usuários gratuitos que tiverem mais de 1.000 fotos ou vídeos não poderão mais enviar arquivos. Em 5 de fevereiro de 2019, a empresa começará a excluir ativamente as fotos, começando com as mais antigas, até que a conta dentro do limite.
Redes sociais como o Facebook oferecem armazenamento gratuito de fotos, o Instagram oferece a você uma maneira melhor de compartilhar imagens, e provedores de nuvem como a Apple oferecem opções convenientes de armazenamento em massa. O propósito do Flickr foi praticamente perdido. Em seu comunicado de imprensa, a empresa escreveu:
Infelizmente, serviços “gratuitos” raramente são gratuitos para os usuários. Os usuários pagam com seus dados ou com seu tempo. Nós preferimos ter um acordo que seja transparente…
Desde o início, o Flickr foi um ato de co-criação e, sem você, nossa comunidade, seríamos apenas uma moldura vazia — nada mais do que um template e um endereço da web. Precisamos da ajuda da comunidade para transformar o Flickr em uma comunidade sustentável e próspera novamente.
Em outras palavras, o Flickr sabe que está em uma situação difícil e espera atrair o que há de bom no coração dos usuários. E mensagem é: nós não somos uma empresa como o Facebook. Os clientes pagos ganham uma experiência livre de anúncios, uploads ilimitados de fotos em resolução total, aumento dos limites de vídeo de três para dez minutos e vários descontos de parceiros como a Adobe. Ah, e a exigência de ter um endereço de e-mail do Yahoo agora está tão acabada quanto o Yahoo.
Se você gostou da ideia, dá para obter um desconto de 30% na associação anual até 30 de novembro. Se você não quiser, copie suas fotos que estão lá o mais rápido possível.
[Flickr]
Imagem do topo: Flickr