_Ciência

Foguete chinês cai do céu e explode perto de casa; veja o vídeo

Episódio destaca os desafios e preocupações associados aos lançamentos espaciais próximos a áreas habitadas

Câmeras registraram o impressionante momento em que um propulsor de um foguete chinês Longa Marcha 3B, lançado pela CNSA (Administração Espacial Nacional da China), caiu próximo a áreas habitadas.

O incidente ocorreu após o lançamento bem-sucedido de dois satélites Beidou, o sistema de navegação por satélite da China, no fim de dezembro. O vídeo foi compartilhado na rede social chinesa Weibo e, em seguida, no X. Veja abaixo:

A gravação, compartilhada nas redes sociais pelo jornalista espacial Andrew Jones, mostra um dos propulsores laterais do foguete chinês caindo em uma área florestal, seguido por uma explosão. Aliás, relatos indicam que destroços de outro propulsor caíram nas proximidades de uma residência.

Além disso, a presença de gás marrom-avermelhado e fumaça, indicando tetróxido de nitrogênio (usado na composição de combustíveis para foguetes), foi observada nos destroços. O material é corrosivo e tóxico.

Os satélites Beidou lançados, o 57º e 58º da série, servirão como backup, reduzindo riscos operacionais para o sistema Beidou-3. Essa rede abrange órbita média da Terra, órbita terrestre geoestacionária e órbita geossíncrona inclinada, garantindo uma cobertura contínua para os sistemas de navegação globais da China.

Preocupação com segurança com lançamentos chineses

A queda de partes de foguete levanta preocupações devido aos riscos à população. Em 2019, por exemplo, um incidente semelhante resultou na destruição de uma casa após a queda de um propulsor.

Por isso, a China enfrenta críticas recorrentes por permitir que detritos espaciais caiam de forma descontrolada na Terra. O país possui locais de lançamento no seu interior, aumentando assim o risco de destroços atingirem áreas habitadas.

Apesar de alertas públicos e evacuações, a segurança dos lançamentos chineses continua sendo objeto de debate.

Sair da versão mobile