_Ciência

Foguete da SpaceX cria espetáculo de luz no céu na Islândia

A noite islandesa foi transformada no começo de março, quando o rastro de um foguete Falcon 9 da SpaceX criou um espiral de luzes

Um foguete da SpaceX criou um espetáculo de luzes no céu da Islândia. O fenômeno aconteceu no começo de março, e foi resultado do rastro de um foguete Falcon 9 da SpaceX, que criou um espiral de luzes. O evento ocorreu após o lançamento da missão, que tinha visava instalar satélites em órbita.

Pouco depois da implantação da carga útil, o segundo estágio do foguete, que já havia se separado do propulsor reutilizável do primeiro estágio, começou a sair da órbita e mais tarde queimou na atmosfera acima do Mar de Barents, no Ártico.

Durante esta manobra, o foguete giratório despejou o combustível restante no espaço, que então congelou em pequenos cristais que se espalharam em forma de espiral e refletiram a luz solar para a Terra.

O foguete transportou 53 satélites de várias empresas espaciais comerciais e lançou o material com sucesso na órbita baixa da Terra cerca de duas horas após a decolagem. As informações são do Live Science.

Reações ao foguete da SpaceX

Testemunhas do fenômeno relataram uma espiral luminosa que se expandiu e brilhou com intensidade antes de desaparecer lentamente no céu noturno. A luz refletida pelos cristais de gelo nas nuvens altas, combinada com a posição e o ângulo do sol abaixo do horizonte, contribuiu para a criação dessa visão espetacular.

A reação nas redes sociais foi imediata, com muitos compartilhando fotos e vídeos do evento, enquanto outros expressavam admiração e surpresa. Alguns chegaram a comparar as luzes com fenômenos extraterrestres, dada a sua aparência incomum e magnífica.

As espirais da SpaceX são raras. Mas eles estão se tornando mais comuns à medida que aumenta o número de lançamentos da empresa.

Sair da versão mobile