O Formspring, conhecida rede social de perguntas e respostas, anunciou que vai encerrar seus serviços no final do mês.

Após o dia 31 de março, você não poderá mais fazer perguntas nem postar conteúdo no Formspring. E após o dia 15 de abril, o site será fechado e todo o seu conteúdo será deletado.

Mas calma! Você pode salvar todo o seu histórico seguindo os passos abaixo:

  • Clique no botão “Exportar”;

Por que o serviço será fechado? No blog oficial do Formspring, onde o serviço avisou que vai acabar, a explicação é vaga:

Chegando a mais de 30 milhões de usuários registrados e 4 bilhões de posts, o Formspring cresceu além dos meus sonhos e se tornou uma parte importante de como as pessoas interagem on-line… Nós tivemos um grande sucesso em alcançar um público amplo, mas tem sido um desafio garantir os recursos necessários para manter as luzes acesas.

Acreditamos que, basicamente, não havia mais dinheiro para sustentar o site. A última vez que eles foram financiados por investidores foi em 2011, e desde então o Formspring não conseguiu criar um modelo de negócios. Sem grana e com o tráfego em queda, o serviço chega agora ao fim.

O Formspring foi lançado em novembro de 2009 e logo chamou a atenção do Brasil: em poucos meses, já estávamos entre os países que mais usavam o serviço. Na verdade, em 2010, “Formspring” foi um dos termos mais procurados no Google por brasileiros. No mesmo ano, a Fiat Brasil e até o governo do estado de São Paulo aderiram à rede.

Mas há algum tempo, outro serviço tomou seu lugar: o Ask.fm. Dê uma olhada nestes gráficos do Alexa e Google Trends:

formspring-askfm

Pode até ser bacana ficar respondendo a perguntas anônimas e de amigos, mas é algo que qualquer site pode implementar – há vários que fazem o mesmo, como PushPage e Hammer. Desse jeito, como o Formspring poderia sobreviver?

É difícil ficar dizendo adeus a tantos serviços – como Google Reader e MSN Messenger – mas pelo menos já existem alternativas equivalentes ao Formspring. Você vai sentir falta? [Formspring Blog via TechCrunch]