Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, podem ter encontrado um exoplaneta rochoso com campo magnético, atmosfera e tamanho similar ao da Terra a uma distância de 12 anos-luz.
O corpo celeste em questão é conhecido como YZ Ceti b e orbita a estrela YZ Ceti. A equipe detectou um sinal de rádio repetitivo vindo do sistema, que parece resultar da interação entre o campo magnético do planeta e a estrela.
A hipótese é a seguinte: enquanto YZ Ceti b gira em torno de sua estrela, o plasma do astro colide e interage com o campo magnético do planeta. Isso gera reações energéticas que liberam ondas de rádio tão intensas que podem ser detectadas na Terra.
No Sistema Solar, a Terra pode enfrentar tempestades solares, em que as explosões enérgicas do estrelão acabam colocando em risco os sistemas de comunicação do planeta. Tal evento gera ainda as chamadas auroras boreal e austral nos polos, que nada mais são do que espetáculos de luzes no céu.
Os cientistas acreditam que as interações entre YZ Ceti e YZ Ceti b também criam auroras, embora elas ocorram na estrela. Um estudo completo foi publicado na revista Nature Astronomy.
Essa é uma descoberta interessante para os cientistas. O campo magnético da Terra, por exemplo, protege a atmosfera do planeta de partículas energéticas e plasma oriundos do Sol, permitindo a manutenção da vida. Corpos celestes semelhantes fora do sistema solar podem ser capazes de sustentar vida e por isso são alvos de cientistas.