_Espaço

Foto da NASA mostra cratera onde a Artemis 3 vai pousar no polo sul da Lua

A revista National Geographic divulgou, na última terça-feira (19), uma imagem em mosaico inédita da cratera Shackleton, no polo sul da Lua, feita por câmeras da NASA (imagem em destaque). A publicação ainda compartilhou um mapa topográfico de possíveis locais de pouso da missão espacial Artemis 3. “Envolto em escuridão permanente, o interior da cratera […]

cratera polo sul lua

Imagem: Divulgação/NASA/National Geographic

A revista National Geographic divulgou, na última terça-feira (19), uma imagem em mosaico inédita da cratera Shackleton, no polo sul da Lua, feita por câmeras da NASA (imagem em destaque).

A publicação ainda compartilhou um mapa topográfico de possíveis locais de pouso da missão espacial Artemis 3.

“Envolto em escuridão permanente, o interior da cratera Shackleton, perto do polo sul da Lua, é revelado neste impressionante mosaico”, diz a descrição revista.

“A própria cratera foi capturada pelo ShadowCam, equipamento da NASA projetado para observar as partes sombrias da superfície lunar que orbita o lua por quase um ano na espaçonave sul-coreana Danuri. As áreas circundantes foram fotografadas pela Lunar Reconnaissance Orbiter Camera. Partes de três das 13 regiões potenciais de pouso para astronautas durante o Artemis 3 podem ser vistas nesta imagem.”

Confira o mapa de pouso da Artemis 3 abaixo:

Mapa da área do polo sul lunar próxima à cratera Shackleton. Os potenciais locais de pouso da Artemis 3 estão em amarelo. Imagem: National Geographic/NASA

Missões lunares

Em agosto, a Índia se tornou o primeiro país a pousar no polo sul da Lua com a missão Chandrayaan-3. O programa espacial foi o quarto a realizar um pouso lunar suave, depois dos Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China.

Enquanto isso, a missão Luna-25, da Rússia fracassou em sua jornada ao polo sul quando seu módulo de pouso colidiu com a superfície da Lua.

Agora, a China está planejando uma missão para o mesmo local a partir de 2030. Já a NASA quer levar seus astronautas para o polo de 2025 em diante, sendo primeira missão humana no Lua em mais de 50 anos.

Sair da versão mobile