Da primeira vez que vi esta imagem mais recente de Saturno, achei que era fake. Os anéis estão perfeitamente redondos; a superfície do planeta está muito suave; as sombras estão muito nítidas. Mas é tudo real, graças à sonda Cassini e a um desenvolvedor croata de software.

A imagem que você vê acima é uma composição sensacional em alta definição, feita por Gordan Ugarkovic, de fotos que a Cassini tirou ao voar próximo a Saturno em 10 de outubro.

A sonda tirou 36 fotos: 12 em filtro verde, 12 em azul e 12 em vermelho. Ugarkovic reuniu todas para se aproximar à cor verdadeira do planeta. Depois disso, o croata uniu as imagens em um mosaico de 4000 x 3200 pixels, e como ele já trabalhou antes com imagens do espaço, a tarefa foi fácil.

saturno nasa (1)

Como aponta Phil Plait, do Slate, o detalhe extraordinário permite ver o vórtice polar azulado e hexagonal, bem como uma faixa branca no hemisfério norte – podem ser os restos de uma enorme tempestade, que abalou o planeta no ano passado.

Os anéis também ficaram bem definidos, e lembram as ranhuras de um LP. Dá até para ver como a luz deles é refletida no lado escuro do planeta.

Parece que 2013 tem sido um ano muito bom para fotografar Saturno. Em 19 de julho, a Cassini capturou a imagem abaixo de Saturno e algumas de suas luas. (Curiosidade: Saturno tem pelo menos 62 luas no total.) É arte espacial. [DiscoverSlate]

converted PNM file

Imagens via NASA/Gordan Ugarkovic