Dê um zoom no centro da imagem acima e conseguirá ver algo que talvez nunca pensou que pudesse um dia: um único átomo. Temos um close, caso não tenha enxergado:

Imagem: David Nadlinger/EPSRC

O átomo de estrôncio está emitindo luz depois de ser excitado por um laser. E a imagem é a ganhadora do prêmio de fotografia do Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido (EPSRC, na sigla em inglês). O EPSRC anunciou nesta segunda-feira (12) os ganhadores da quinta edição do concurso anual.

• As imagens de vida selvagem mais engraçadas de 2017
• Os louva-a-deus têm uma maneira completamente diferente de ver em 3D

O fotógrafo ganhador, David Nadlinger, estudante de graduação da Universidade de Oxford, estava animado para demonstrar a sua pesquisa. “É animador encontrar uma imagem que ressoa entre as outras pessoas que mostram o resultado daquilo que trabalhei durante dias e noites”, me contou Nadlinger. A melhor parte para ele foi “a oportunidade para animar as pessoas a respeito de sua pesquisa, mais do que ganhar a competição”.

Nadlinger prende átomos como parte de sua pesquisa sobre computação quântica. A luz de laser faz com que o átomo emita fótons, que podem ser coletados utilizando longa exposição. Ele tirou a foto por uma janela no vácuo da armadilha de íons.

Os jurados selecionaram a foto entre mais de 100 inscrições que receberam financiamento da EPSRC – a EPSRC é principal financiadoras de pesquisa de ciência física no Reino Unido. Aqui estão algumas das nossas favoritas.

[EPSRC]




Algumas das fotos do prêmio de fotografia do Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido (EPSRC, na sigla em inglês). O EPSRC anunciou nesta segunda-feira (12) os ganhadores da quinta edição do concurso anual.