O Samsung Gear VR não é exatamente um segredo: trata-se de um dispositivo que se conecta ao smartphone e vira óculos de realidade virtual. Mas até então, só vimos imagens conceituais dele. Agora temos uma foto, cortesia do The Verge.

Nela, é possível notar a porta USB 3.0 para encaixar o smartphone; o controle giratório na parte superior, para ajustar as lentes; e a tampa de plástico para cobrir o smartphone, usado como tela.

Olhando de perto, também vemos um botão no lado direito do Gear VR: trata-se do botão Voltar, que controla o software e permite ver o mundo ao seu redor – basta pressioná-lo por alguns segundos e você terá a visão da câmera traseira do smartphone.

Abaixo do botão, há uma reentrância que deve ser o touchpad para controlar a interface do Gear VR; afinal, você não terá acesso à touchscreen nem aos botões físicos do smartphone.

samsung gear vr verge (2)

A foto também revela um controle para jogos com dois botões direcionais, uma área (aparentemente) sensível ao toque e botões 1/2/3/4. Só não sabemos para que serve a alça acima do controle. A Samsung aparentemente está trabalhando com a Oculus no software, e deve oferecer um grande foco em jogos.

O Gear VR deve ser compatível apenas com aparelhos Galaxy top de linha. Na foto, está o Galaxy S5; ele deve ser compatível também com o Note 3 e Note 4. Você também poderá realizar comandos por voz usando o S Voice, dizendo “olá Galaxy”.

O Gear VR deve ser anunciado em 3 de setembro na feira IFA, em Berlim. [The Verge via SamMobile]