_Espaço

Esta é a fotografia mais completa já tirada da Via Láctea

Cientistas passaram cinco anos fotografando o espaço e juntaram todas as imagens em uma única com 46 bilhões de pixels.

Esta foto parece ser mais uma imagem do espaço, porém é muito especial: ela é tão grande que, só ao tirá-la, astrônomos descobriram 50.000 novas estrelas e outros objetos espaciais brilhantes.

A imagem veio de astrônomos da Universidade de Ruhr-Bochum, na Alemanha. Mas claro que não foi tirada de um jeito simples como pegar a câmera, apontar e fotografar. Em vez disso, para conseguir todo esse alcance, os pesquisadores passaram cinco anos tirando fotos, e juntaram todas em uma imagem de meros 46 bilhões de pixels.

A imagem completa ficou tão grande que só pôde ser divulgada em partes, como a seção acima que mostra a estrela Eta Carinae. Em sua forma completa, a foto revela vários objetos nunca vistos antes na nossa galáxia. Na verdade, os 50.000 novos objetos brilhantes são tão novos que pesquisadores até acham que a maioria é estrelas, mas não têm certeza. Alguns deles podem ser sistemas estelares inteiros, ou outros corpos celestes excepcionalmente brilhantes.

Quer conferir a versão completa? A Universidade de Ruhr-Bochum desenvolveu uma ferramenta especial para você navegar pela imagem inteira – clique aqui para acessá-la.

Imagem de topo: Eta Carinae via Universidade de Ruhr-Bochum

Sair da versão mobile