Fotógrafo da ISS iluminada rebate acusação de terraplanistas de que imagem é fake
O astrofotógrafo Andrew McCarthy, que capturou uma imagem da ISS (Estação Espacial Internacional) iluminada cruzando a Lua Crescente, usou as redes sociais para desmentir as acusações de que seria falsa. Isso porque algumas pessoas acreditam que a Terra é plana e que a estação não é, de fato, real.
No Twitter, McCarthy abordou os rumores, que diziam desde que a lua é um holograma até que ele estaria sendo pago pela NASA para falsificar as imagens. Em primeiro lugar, ele condenou o uso da violência verbal nas discussões sobre o assunto.
Em seguida, declarou que não considera os conspiradores estúpidos, e revelou que quase se tornou um terraplanista anos atrás.
“Quando comprei meu primeiro telescópio em 2017, vasculhei a internet em busca de dicas sobre o que poderia ver com ele. Naturalmente, tropecei em alguns canais do YouTube de terra plana. Atraído por ‘como os planetas realmente se parecem através de um telescópio’ ou algum outro título, assisti a alguns vídeos”, iniciou.
“Os vídeos enquadraram perfeitamente — como sei que o que me ensinaram na escola estava correto? Bem, acho que realmente não. Eu apenas confiei em meus professores. Se eu desconfiasse dos meus professores e do sistema educacional em geral (o que muita gente faz) o que acontece a seguir teria arruinado minha vida!”, continuou.
Então, “Os vídeos da Terra Plana COMEÇARAM A FAZER SENTIDO. Eles apontam coisas que são contra-intuitivas por natureza, aproveitando-se do entendimento básico de física de sua visão e da falta de educação em astrofísica, para fazer com que você concorde com eles”, escreveu.
Por que não acreditar na Terra plana?
O fotógrafo explicou o porquê de não acreditar na versão. “A razão pela qual não funcionou comigo: eu tinha acabado de comprar um telescópio e Júpiter e Saturno estavam em nossos céus na época. Minha observação visual correspondeu ao que vi nos livros didáticos, não ao que esses youtubers estavam me mostrando com suas Nikon p900s”, concluiu.
Por fim, McCarthy revelou que tornou sua missão fotografar a ISS, a fim de provar que ela realmente existe. Ele ainda deixou um recado às pessoas, pedindo que aprendam “o máximo que puderem sobre nosso universo” e “combatam a ignorância com conhecimento”.
Além da imagem da ISS iluminada, Andrew McCarthy também criou uma imagem gigante da Lua usando 280 mil fotos. Veja nesta matéria do Giz Brasil.