_Ciência

Fotógrafo flagra cometa Nishimura e planeta Vênus na mesma imagem

Astrofísico tcheco flagrou os dois astros na manhã de segunda-feira (11); cometa está hoje (12) em seu ponto mais próximo da Terra

Fotógrafo flagra cometa Nishimura e planeta Vênus na mesma imagem

Imagem: Petr Horálek / Institute of Physics in Opava/ Reprodução

Poderia ser uma manhã com um nascer do sol qualquer e o cenário já seria bonito. Mas a última segunda-feira (11) amanheceu ainda mais bela na Eslováquia – e o fotógrafo Petr Horálek conseguiu registrá-la.

Ele capturou ao mesmo tempo o planeta Vênus e o cometa Nishimura, encontrado no último mês pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura.

“Essa cena seria linda mesmo sem o cometa. Por si só, o céu do nascer do sol é de um elegante azul profundo no alto, com tênues estrelas brancas aparecendo, enquanto perto do horizonte há um bronzeado agradável”, descreveu o fotógrafo.

“Por si só, as colinas em primeiro plano do leste da Eslováquia são apelativamente verdes, com as colinas Zadňa e Veľká ao longe, e com as luzes das pequenas cidades ao longo do caminho”, continuou.

Contudo, como Horálek comentou de início, a foto possui duas atrações principais. Na imagem, é possível ver dois astros: o planeta Vênus, à direita, e o cometa Nishimura, à esquerda. 

“Vênus, por si só à direita, parece extraordinariamente requintado, rodeado por uma coroa atmosférica colorida. Mas o que mais chama a atenção é o cometa. À esquerda, nesta imagem composta tirada pouco antes do amanhecer de ontem, está o cometa Nishimura”, relata.

Não à toa, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) selecionou a imagem como a Fotografia Astronômica do Dia, publicando o feito em seu site.

De acordo com o fotógrafo, a passagem do cometa foi visível nas últimas manhãs pelo mundo todo. “Sua coma (nuvem de poeira que fica em volta do núcleo) brilhante e a longa cauda de íons tornam muitas fotos panorâmicas matinais extraordinariamente bonitas”, disse Horálek. 

Hoje (12), o cometa está passando pelo ponto mais próximo da Terra durante os próximos 434 anos.

Sobre o fotógrafo

Petr Horálek é um astrofísico tcheco que faz parte da International Dark Sky Association. Ele é o primeiro fotógrafo tcheco atuando como Embaixador do ESO (European Southern Observatory). Suas fotografias também já foram selecionadas pela NASA como Fotografia de Ciência da Terra do Dia.

Sair da versão mobile