Fotógrafo registra arco-íris como você nunca viu

Quando a luz do sol atinge nuvens de gelo da maneira certa, a luz se difrata através delas, criando um belo efeito de arco-íris no céu; veja
Fotógrafo registra arco-íris como você nunca viu
Imagem: PxHere/Reprodução

Um fotógrafo indiano amador capturou algumas fotos surpreendentes de rastros de um avião com uma aparência de arco-íris. À primeira vista, parece algo de outro mundo. Os rastros são espécies de nuvens de gelo, produzidas quando o vapor de água gerado pelos motores do avião se condensa e congela em torno de partículas de poeira ou com o vapor de água já presente no ar.

Quando a luz do sol atinge as nuvens da maneira certa, a luz se difrata através delas, criando um belo efeito de arco-íris no céu. Soumyadeep Mukherjee fez os registros fotográficos no dia 19 de julho, em Calcutá, usando uma câmera Nikon Z6ii e lente Sigma 150-600mm. Veja abaixo as imagens.

 

De acordo com o Space, Mukherjee pretendia fotografar a ISS (Estação Espacial Internacional) em trânsito com o Sol, mas as nuvens o impediram. Então, ele voltou sua atenção para um parélio que vislumbrou no céu. Também chamado de “sol fantasma”, trata-se de fenômeno óptico que acontece quando o Sol é rodeado por feixes luminosos.

Foi quando apareceu um avião no céu, bem no momento em que o fotógrafo deu zoom, o que permitiu flagrar os rastros de arco-íris. “Não pude acreditar que o capturei”, disse Mukherjee. “As cores eram fracas e invisíveis a olho nu. Se eu não tivesse ampliado com minha câmera, teria perdido completamente”, relatou.

Nas imagens, as cores se misturam lindamente com as nuvens. Além disso, como as luzes se fundem com as outras nuvens ao redor, normalmente, é difícil de ver esse show no céu a olho nu.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas