Ciência

Fotógrafo une 100 mil fotos para criar foto do Sol em alta resolução

O fotógrafo norte-americano Andrew McCarthy combinou as fotos do Sol para criar uma foto com resolução de 400 megapixels
Imagem: X/Reprodução

O fotógrafo Andrew McCharthy, dos EUA, captou 100 mil fotos do Sol para compor uma imagem da estrela com 400 megapixels de resolução.

De acordo com o portal PetaPixel, McCharthy passou todo o último dia 12 de dezembro fotografando o Sol. Mas o momento decisivo foi durante 30 minutos no começo da tarde. Esse período produz um índice de refração mais consistente devido às maiores correntes de ar na atmosfera alta. Com isso, são maiores a claridade e estabilidade dos detalhes solares através das camadas da atmosfera da Terra.

Durante alguns dias, o fotógrafo registrou três mil imagens de cada segmento de um mosaico com 40 segmentos, o que resultou em 100 mil fotos de 16-bits. Com essa grande quantidade de dados, McCharthy organizou todas as imagens no PC para dar um significado coerente.

Processo para combinar as fotos

Para organizar as imagens, ele utilizou uma técnica comum na fotografia de planetas. Essa técnica, chamada “drazzing”, usa um software que estende os dados entre os pixels para simular um alcance focal maior.

Assim, a resolução aumenta significativamente caso a qualidade da foto original for suficiente, mas é necessário um computador de alto desempenho. “Quando o software terminou de renderizar as 100 mil fotos do Sol, eu criei manualmente o mosaico de alta resolução”, disse o fotógrafo. Veja o resultado:

“A condição do ar para esse conjunto único de imagens estava suficientemente estável, sendo possível capturar essas fotos de quase qualquer lugar do planeta, registrando detalhes específicos através de toda a superfícies solar. Portanto, a foto é algo raro, tendo em vista o local onde moro”, diz o fotógrafo, que reside no Arizona, nos EUA.

Para tirar as 100 mil fotos do sol, o fotógrafo usou um telescópio refrator modificado de cinco polegadas com outros equipamentos, como o telescópio AR127 e uma câmera modificada ASI174MM. Além disso, ele usou um filtro de rejeição de energia solar Baader D-ERF, um corretor de dispersão atmosférica ZWO ADC e um filtro para observar a cromosfera.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas