_Fotografia

Fotógrafo vai ao deserto e faz foto rara da estação espacial ISS iluminada

Foto do norte-americano Andrew McCarthy mostra a Estação Espacial Internacional passando sobre a Lua Crescente

foto iss iluminada

Imagem: Reprodução/Andrew McCarthy

O fotógrafo Andrew McCarthy, que criou uma imagem gigante da Lua usando 280 mil fotos, fez uma captura rara da ISS (Estação Espacial Internacional) passando sobre a Lua Crescente. O mais surpreendente no registro é que é a estação aparece iluminada, permitindo ver mais do que apenas sua silhueta. Na data da fotografia, 11 pessoas estavam a bordo da estação espacial.

A imagem não foi fruto do acaso – ela exigiu muita preparação de McCarthy. O fotógrafo dirigiu até uma parte remota do deserto de Sonora, no Arizona, nos EUA, para preparar seu equipamento em um calor de 40° C.

“Esse trânsito [passagem da ISS na frente da Lua] aconteceu às 16h50, então o Sol ainda estava alto. Isso tornou o contraste da Lua muito menor e difícil de focar usando meu equipamento. Felizmente, a ISS ainda brilha o suficiente para capturar em condições como esta”, disse ele ao PetaPixel.

Para fazer a foto, McCarthy usou dois telescópios. Segundo ele, isso o previne de lidar com questões como falhas de equipamento, por exemplo. “O segundo telescópio ajuda a eliminar variáveis. Ele também me permite usar câmeras coloridas e monocromáticas, que têm pontos fortes diferentes. Essa imagem foi capturada usando os dois, então consegui combinar as imagens finais”, contou.

Fotógrafo enfrentou rajadas de vento de 24 km/h

Além disso, o astrofotógrafo enfrentou outros desafios. A ISS esteve no enquadramento ideal por aproximadamente um quarto de segundo, exigindo precisão na captura da imagem. “Devido às distâncias focais usadas, se minha posição na Terra estivesse um pouco deslocada, a câmera teria perdido totalmente o trânsito”.

A surpreendente velocidade de voo da ISS — de 28 mil quilômetros por hora — exigiu uma velocidade de obturador extremamente rápida, de 1/5000 de segundo.

Apesar dos fatores climáticos desfavoráveis, eles não foram o suficiente para impedir McCarthy de conseguir sua foto perfeita. “Eu estava enfrentando rajadas de vento de 15 milhas por hora [24 km/h] no momento do trânsito, geralmente isso faz com que a atmosfera distorça a imagem, então estou muito agradecido por ter vindo claro. Senti uma enorme onda de alívio ao ver a estação [ISS] tão claramente nas minhas imagens RAW”, concluiu.

Veja o resultado, incluindo o detalhe da ISS:

Sair da versão mobile