10 fotos em close-up extremas (e extremamente bonitas) de bactérias e plantas
As bactérias têm a virtude (e, às vezes, o vício) de serem capazes de crescer a velocidades incríveis — algumas cadeias podem dobrar o número de células em menos de quatro minutos. Fernan Federici, um estudante de pós-doutorado da Universidade de Cambridge, é pioneiro na arte de capturar a fração de segundo em que esse processo ocorre. E os resultados são incrivelmente bonitos.
Federici é parte do Laboratório Haseloff, em Cambridge, onde ele e Jim Haseloff trabalham com microscopia confocal para fotografar e modelar o crescimento de células em tecidos vegetais.
Ele também se interessa em como as estruturas das células (e as fórmulas matemáticas derivadas desses padrões) podem, em algum ponto, comunicar-se com o design — e como os cientistas/designers poderiam controlar o crescimento das bactérias para criar tipos específicos de estruturas. “Estamos experimentando métodos de extração de comportamentos complexos das células em uma escala de mícrons e aplicando-os à arquitetura em escala de metros,” explica Federici e seu colaborador, o arquiteto David Benjamin, no resumo de um projeto baseado na ideia. “Estamos desenvolvendo métodos para incorporar a biologia sintética aos estúdios de arquitetura e ensinar novos processos de design com biologia.”
Abaixo, dez das imagens mais bonitas de Federici. Não deixe de conferir seu perfil no Flickr para ver muitas outras. [Dica do But Does It Float?]